Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 22 de Agosto de 2017, 14:24 - A | A

Terça-feira, 22 de Agosto de 2017, 14h:24 - A | A

Pedro Pedrossian

Pedro Pedrossian será sepultado no cemitério Parque das Primaveras

Pedrossian deixa Maria Aparecida Pedrossian, com quem era casado há 69 anos, seis filhos e 11 netos

Fernanda Freitas
Capital News

Chico Ribeiro/Divulgação

Construtor da história de MS será sepultado no cemitério

...

O governador Reinaldo Azambuja decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do ex-governador Pedro Pedrossian, ocorrido na madrugada desta terça-feira, (22), em sua residência, nove dias após completar 89 anos.


”Mato Grosso do Sul está de luto, pela perda de seu grande líder! Pedro Pedrossian deixou, para sempre, seu nome no coração de cada cidadão sul-mato-grossense”, afirmou o governador. “Perde o nosso estado, o grande construtor de nossa história; perde todo o Centro-Oeste brasileiro um visionário incomparável; perde o país um homem público de primeira grandeza. E fica, para cada um de nós, o exemplo da dedicação, ousadia e destemor a nos inspirar no enfrentamento de tantos desafios”, declarou Reinaldo Azambuja.


Em sinal de respeito, a Câmara Municipal de Campo Grande também decretou luto oficial de três dias e as bandeiras na sede do Legislativo estão hasteadas a meio mastro.


Natural de Miranda, Pedro Pedrossian era engenheiro da antiga NOB, (Ferrovia Noroeste do Brasil). Conhecido como “tocador de obras” construiu três universidades (UFMS, UFMT e UEMS), os estádios em Cuiabá e Campo Grande, Parque dos Poderes, Parque das Nações Indígenas, Hospital Universitário, Hospital Regional e todas as saídas-acessos da Capital.


Pedrossian foi governador de Mato Grosso, no período de 1966 a 1971, antes que o Estado fosse dividido. Eleito senador em 1978, renunciou ao mandato em 1980 para assumir o cargo governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul. No período de 1991 a 1994 foi governado do estado de Mato Grosso do Sul eleito em pleito direto.


Idealizou projetos de integração viária, como o Apaporé, ligando a região Leste ao Sudoeste do Estado, e o programa Guatambu, de desenvolvimento da agropecuária por meio da assistência técnica e extensão rural.


O deputado Antônio Carlos Arroyo, que prestou a sua solidariedade à família Pedrossian destacou as ações visionárias do político, quando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul desmembraram. “Pedro Pedrossian era um homem a frente da nossa época. Eu tive o privilégio ainda muito jovem de trabalhar com ele, logo que dividiu o Estado, quando ele idealizou isso aqui, o Parque dos Poderes. E ele dizia que o Estado precisava ter uma identidade, onde colocar a sua secretaria porque os prédios eram todos alugados e ele dizia pra mim ‘Arroyo nós temos que fazer um centro administrativo’, e é isso aqui, preservando a nascente dos córregos que na época abastecia Campo Grande. Com certeza o Brasil inteiro vai reverenciá-lo pelo grande político e grande estadista que foi. Um homem simples, mas um homem determinado, que sabia o que queria e que amava essa terra”, disse.

Flávia Andrade/Foto cedida

Construtor da história de MS será sepultado

...

 

Pedro Pedrossian Neto, neto do ex-governador falou do orgulho que tinha do avô figura pública, e ressaltou o quanto o engenheiro era família e amável com todos os netos. “Vovó tinha 89 anos e o Pedro Pedrossian que conhecem para mim sempre será o vovô Pedro. Uma pessoa muito especial, que vai deixar uma saudade muito grande. Ele sempre cuidou muito bem da família, sempre muito carinhoso com os netos, com todos nós. Além desse homem público que construiu tanta coisa, tem o pai de família, o chefe de família que para nós será sempre uma estrelinha brilhando lá no céu”, disse.

Flávia Andrade/Foto cedida

 Construtor da história de MS será sepultado no cemitério Parque das Primaveras

Pedro Pedrossian Neto fala sobre a morte do avô Pedro Pedrossian


Pedrossian deixa Maria Aparecida Pedrossian, com quem era casado há 69 anos, seis filhos e 11 netos.


O sepultamento está marcado para as 16h30min, no Cemitério Parque das Primaveras, localizado na Avenida Senador Filinto Müler, 2211, Jardim Parati. O cortejo deve sair um pouco mais cedo, por volta das 15h ou 15h30min.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS