Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 07h:00 - A | A

Fé e devoção

Padroeiro de Campo Grande é o santo de toda a família

Com fama de casamenteiro, Santo Antônio é celebrado neste 13 de Junho

Flávio Brito
Capital News

No dia 13 de junho, os fiéis católicos campo-grandenses celebram o padroeiro da Capital e é sempre tempo de reforçar a devoção neste santo é conhecido como aquele que intercede pelas pessoas que querem conseguir um casamento. Mas, na verdade, quem é Santo Antônio?

Divulgação/Arquidiocese

Padroeiro de Campo Grande é o santo de toda a família

Igreja fica na Travessa Lydia Baís, Centro de Campo Grande

Santo Antônio, embora conhecido como o santo de Pádua, na Itália, na verdade é natural de Lisboa, Portugal. É da família Bulhões e seu nome de batismo é Fernando. Seu nome foi mudado quando fez opção pela vida religiosa, já que o “homem velho” – Fernando – morreu para o mundo, e o “homem novo” – Antônio – nasceu para Deu, explica o Frei Aluísio Antônio de Oliveira.

 

Inicialmente, tornou-se um monge agostiniano, em Lisboa, e depois, viveu em Coimbra. Tornou-se franciscano posteriormente, quando viu três missionários indo para o Marrocos, movidos pelo desejo de serem mártires. Tempos depois, esses frades faleceram, escreveu o frei franciscano, em artigo publicado pela Canção Nova. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, o fato despertou em Antônio o desejo de entrar para a Ordem dos Frades Menores.

 

Como missionário franciscano, o santo tentou ir ao Marrocos uma vez e ficou doente. Na segunda vez, a embarcação em que estava foi desviada por uma tempestade e jogada ao sul de Cecília. Lá, ele permaneceu com outros franciscanos e fez sua vida religiosa no sul da Itália.

 

Santo Antônio morreu, ainda jovem, aos 36 anos. Porém, sua fama de santidade espalhou-se rapidamente não só pela Europa, mas por todo o mundo. Atribui-se a essa rápida disseminação da santidade de Antônio o fato de ele ser um exímio pregador, por saber de cor a Bíblia e ter uma eloquência formidável, registra Frei Aluísio.

 

O jeito de falar era simples, com profunda doutrina, mas, ao mesmo tempo, era acessível à população. Ele atendia com simplicidade e dedicação as pessoas, os mais necessitados e doentes, por isso era tão querido.

 

Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um companheiro ou companheira para a vida toda. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado ou namorada, que tem o desejo de formar uma família.

 

Divulgação/Arquidiocese

Padroeiro de Campo Grande é o santo de toda a família

Igreja fica na Travessa Lydia Baís, Centro de Campo Grande

Bolo de Santo Antônio 

Nesta quarta, a comemoração na igreja começou às 6h, com missa, e às 7h tem a benção do bolo, que passará a ser distribuído em seguida. A comemoração termina às 17h30, com a Missa de Santo Antônio.

 

Para os interessados em um relacionamento sério, as fatias têm alianças, mas para arriscar a sorte é preciso pagar R$ 5 pelo pedaço e entrar na fila. Além da fé e devoção, um pouco de paciência também é importante para passar pela fila gigantesca dos esperançosos no amor.

 

Mais de 500 alianças escondidas entre as camadas do bolo de cerca de 20 metros, que pesa mais de uma tonelada.  São esperadas mais de 7 mil pessoas na igreja matriz, que fica na Travessa Lydia Baís, Centro de Campo Grande.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS