Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 15 de Março de 2018, 16:59 - A | A

Quinta-feira, 15 de Março de 2018, 16h:59 - A | A

FISCALIZAÇÃO

Operação notifica 65% dos meios de hospedagem fiscalizados em Campo Grande

Fiscais do MTur notificaram 25 estabelecimentos que não apresentaram cadastro

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Mario Hada

Operação “Verão Legal” fiscaliza hotéis de Campo Grande

Cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística e outros segmentos do setor

A vistoria realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) nos meios de hospedagem em funcionamento de Campo Grande foi encerrada nesta quinta-feira (15). Após 37 visitas realizadas, 25 estabelecimentos foram notificados por não terem apresentado o registro obrigatório Cadastur. Os números representam 65% do total fiscalizado.

 

O objetivo da fiscalização foi sensibilizar os prestadores de serviços turísticos sobre a importância da regularização junto ao MTur. O Cadastur também traz uma série de vantagens para empresas da área, como acesso a financiamento em bancos oficiais do governo e cursos gratuitos de qualificação.

 

“Nosso objetivo com essa ação é antes de tudo conscientizar para a importância de os empreendimentos estarem atuando de forma legal. Essa formalização é muito importante para o setor mas também para o turista que se sente mais seguro ao se hospedarem em um meio de hospedagem cadastrado junto ao Ministério do Turismo”, explicou Daniela Saraiva, fiscal do MTur.

 

O cadastro é obrigatório para todo o Brasil, sujeito a multa de até R$ 854 mil. Para realizar o cadastro, basta acessar o site do Novo Cadastur, escolher o item “Sou prestador” e preencher os dados básicos. A plataforma foi modernizada em todo o Centro-Oeste.

 

De acordo com a Lei Geral do Turismo, o cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. 

 

As ações têm surtido efeito nos números do Cadastur. Em dezembro de 2017, foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desde que foi iniciada, em setembro de 2017, a operação já esteve em 13 cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Boa Vista, Maceió, João Pessoa, Palmas, Aracaju, Teresina, Fortaleza, Vitória, São Luís, Cuiabá e Belo Horizonte. Até abril, os fiscais do MTur visitarão todas as capitais brasileiras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS