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Cotidiano Terça-feira, 16 de Abril de 2019, 15:51 - A | A

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Corredor de ônibus

Obra de recapeamento da Bandeirantes tem R$ 8,7 milhões em investimento pela Prefeitura

Dos 2,5 quilômetros de drenagem programados, aproximadamente 700 metros serão na Bandeirantes

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Obra de recapeamento da Bandeirantes tem R$ 8,7 milhões em investimento pela Prefeitura

Prefeito Marcos Trad vistoriando o local das obras

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Campo Grande iniciou o recapeamento da Avenida Bandeirantes. O projeto abrange  também drenagem, sinalização (placas, semáforos e faixas), sete estações de pré-embarque e corredor do transporte coletivo.

 

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, “A obra é de extrema importância para a cidade, estruturante, com drenagem, troca de rede de água que tinha mais de 60 anos. Uma via importante, que atende, no mínimo, dez mil motoristas e recebe ônibus que transportam quase trinta mil usuários todos os dias. Temos pesquisa que mostram que a Bandeirantes e a Calógeras são as vias que as pessoas mais querem recapeamento e não podemos deixar de atender. Estamos pensando na cidade, que precisa deste corredor de ônibus, uma garantia de mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Estamos abertos ao diálogo, sempre pensando no que é melhor para a nossa cidade”, destacou prefeito durante visita a obra.

 

Com prazo de um ano para conclusão da obra e investimento de R$ 8.762.915,67, sendo R$ 6.464.936,73,  financiamento do PAC Mobilidade e R$ 2.297.378,94 de contrapartida, viabilizada em parceria com o Governo do Estado.

 

Após longos debates sobre a forma de realização do trabalho, a obra será executada no contra-fluxo, ou seja, no sentido  centro/bairro, a partir da Avenida Afonso Pena,  quadra a quadra, mantendo pelo menos uma pista liberada para o trânsito de veículos. À medida que a tubulação de drenagem for sendo colocada,  as valetas abertas serão fechadas e feitas compactação da pista, de modo  que não  haja  prejuízo para o tráfego.

 

Também serão realizadas intervenções na avenida, para a substituição de 700 metros da rede  de água em cimento por encanamento de PVC (responsabilidade da Águas Guariroba) e  um  quilômetro de expansão do gás natural planejada pela MS-Gás, no trecho entre as Avenidas Salgado Filho e Afonso Pena.

 

Conforme informações dos técnicos da Sisep, dessa forma se evitará que o asfalto seja   “retalhado”  tão logo fique pronto para implantação ou troca de rede.  Por orientação da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos),  intervenções nos cruzamentos que exijam interdição do trânsito   serão  programadas para os finais de semana.

 

Para o secretário da Sisep, Rudi Fioresi, “A intervenção  na  Bandeirantes não  se limitará  recomposição do asfalto (já comprometido) com o recapeamento, mas é uma obra de mobilidade urbana que vai reduzir em 20% a duração do  tempo de viagem  (de 15 para 12 minutos) dos ônibus entre o  terminal e o centro da cidade, que transportam em média 30 mil usuários diariamente”, pontua.

 

Após a obra, a velocidade média dos ônibus vai subir de 17 para 21 quilômetros por hora com a instalação do corredor exclusivo e semáforos “inteligentes”  em 10 cruzamentos, ajustados para a passagem dos ônibus. O usuário terá mais conforto com as sete estações de pré-embarque que estão programadas e uma  faixa de 4 metros de largura reservada para o corredor de ônibus.

 

Ao todo, dos  2,5 quilômetros de drenagem programados,  aproximadamente 700 metros serão na Bandeirantes. O restante das tubulações serão instaladas em ruas transversais para conexão à rede existente. Parte da tubulação implantada para o corredor da Brilhante será aproveitado especialmente nas ruas João Paes de Farias, Gabriel  Cubel e Itália (na Vila Jacy).

 

O pavimento atual está comprometido e cheio de ondulações  por sucessivos tapa buracos, será retirado (fresado) e em alguns locais, até a base do asfalto será refeito, o chamado remendo profundo. Será aplicado uma camada de 4 centímetros de CBUQ. Na  pista do corredor, o material usado será o asfalto polimerizado, enquanto na área das estações de pré-embarque, o chamado piso rígido.

 

Obra da Avenida Bandeirantes em  números

 

Investimento  R$ 8.762.915,67

 

R$ 6.464.936,73 – PAC Mobilidade Urbana

 

R$ 2.297.378,94- contrapartida

 

Drenagem – 2,5 km

 

Recapeamento – 3,890 km

Divulgação/PMCG

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Dos 2,5 quilômetros de drenagem programados, aproximadamente 700 metros serão na Bandeirantes

 

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