Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 16:25 - A | A

Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 16h:25 - A | A

Polêmica

“Não pode haver intolerância”, disse o secretário sobre caso envolvendo artista mineira

Athayde Nery afirma que artista quis mostrar que pedofilia existe e precisa ser combatida e não incentivá-la

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/FCMS

Exposição “Cadafalso”

..

Deurico/Capital News

Athayde Nery

Athayde Nery

“Não pode haver intolerância”, disse o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, sobre o caso envolvendo a artista mineira Alexandra Cunha. Uma das obras dela chegou a ser periciada e apreendida pela policia depois que os deputados Herculano Borges (SD), Coronel Davi (PSC) e DR. Paulo Siufi (PMDB) registraram boletim de ocorrência por considerarem que uma das obras faz apologia a pedofilia.  A artista expõe em Campo Grande a exposição “Cadafalso”. O B.O. foi registrado nesta quinta-feira (14).


A coordenadora do Museu de Arte Contemporânea (Marco), Lúcia Montserrat, foi chamada para depor na tarde desta sexta-feira (15), na Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA). Conforme o secretário, ela vai prestar esclarecimentos sobre como é feita a escolha das obras para as exposições do museu.

“A curadoria é a mais isenta possível. Além disso, os artistas respondem a um edital”, explicou Nery, lembrando que a exposição está aberta desde junho, depois de ter passado pela análise dos curadores, que contam com representantes de entidades como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “A artista nos recomendou que a classificação fosse de 12 anos, mas nós colocamos 18 anos, para não ter problema”, garantiu o secretário. A visitação fica aberta ao público até o domingo (17), mas quem for até o Marco não poderá mais ver a tela “Pedofilia”, que foi apreendida e segue a disposição da Justiça.

Reprodução

Deputados registram B.O. contra conteúdo de exposição por “induzir a pedofilia”

Deputados registraram queixa na DEPCA


Ainda segundo o secretário de Cultura, o entendimento dos parlamentares é contrario ao pretendido pela artista. “A artista não quer incentivar ninguém, ela quer mostrar que essa situação existe”, avaliou o dirigente da Secc. “Nós temos as novelas, que mostram outras situações, como a de violência contra a mulher, mas também não se está se incentivando ninguém, mas mostrando que existe”, comparou Nery.

Álbum de fotos

Reprodução/Atelier

..

Reprodução/Atelier

..

Atelier e Reprodução

..

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS