Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 02 de Abril de 2019, 17:58 - A | A

Terça-feira, 02 de Abril de 2019, 17h:58 - A | A

Ação Social

Na Tribuna, superintendente apresenta Projeto Valorização da Vida

Durante apresentação, vereadores se surpreendem com alto número de crianças e adolescentes com quadro de depressão, automutilação e intenções suicidas.

Flavia Andrade
Capital News

Izaias Medeiros/CMCG

Na Tribuna, superintendente apresenta Projeto Valorização da Vida

Durante apresentação, vereadores se surpreendem com alto número de crianças e adolescentes com quadro de depressão, automutilação e intenções suicidas.

Nesta terça-feira (2), a superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação, Alélis Izabel de Oliveira Gomes, apresentou o Projeto Valorização da Vida, apontando o elevado número de alunos crianças e adolescentes, com quadro de depressão, automutilação e intenções suicidas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, para capacitação de profissionais da área e já atendeu 1,1 mil estudantes. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Chiquinho Telles. 

 

De acordo com Alélis Gomes,”hoje são 105 mil alunos na Rede Municipal de Educação e a situação atual é preocupante. Esses casos decorrem de violência sexual, física e do abandono dentro dos lares. Esses jovens estão nos quartos, reféns dentro das casas quando pais saem para trabalhar ou quando estão em casa não recebem atenção”, afirma.

 

Com a grande demanda houve a criação do Projeto Valorização da Vida, em que foram capacitados 1,2 mil profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, principalmente das matérias de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física para detectar as situações de risco e, assim, ajudar a retirar esses jovens do sofrimento.

 

Ainda segundo a superintendente, “Eles identificam os casos de intenção suicida e também de automutilação, em que os jovens usam objetos para se cortarem e, dessa forma, externar a dor interna, através do corte”, destaca. 

 

Até o momento, cerca de 1.100 alunos, principalmente adolescentes, pré-adolescente e até crianças em situação de sofrimento foram atendidas de forma emergencial, com trabalho de psicologia e acompanhamento da família. 

 

Para Alélis Gomes, “Esses alunos nos contam que precisam ser escutados. Queria que meu pai, minha mãe me escutasse. E assim chegam a esse extremo da intenção suicida”, resumiu. Ela esclareceu que não adianta a Secretaria trabalhar apenas a parte da aprendizagem, pois "se o aluno não está bem no psíquico, não está acolhido, certamente não aprenderá", pontua. 

 

O Projeto Valorização da Vida está despertando interesse de outros estados do País por conta dos bons resultados alcançados em Campo Grande, conforme a superintendente Alélis Gomes. Durante sua fala na Tribuna, Ela solicitou apoio dos vereadores, em especial da Comissão Permanente de Educação, para elaborar projetos de acolhimento aos jovens, para atendê-los no contraturno. “Conseguimos salvar muitas crianças e adolescentes, nesta vulnerabilidade e sofrimento”, conclui. 

 

Os parlamentares destacaram algumas propostas que já estão em andamento, seja para aumentar a segurança nas escolas ou aperfeiçoar o acolhimento, e colocaram-se a disposição para ampliar os projetos. Presidente da Comissão de Educação da Casa, o vereador Valdir Gomes destacou que já marcará reunião para tabular projetos com esse foco. 

 

O vereador Chiquinho Telles, autor do convite para a Palavra Livre, parabenizou Alélis Gomes pelo projeto. “Parabenizo pelo trabalho, dedicação. Conte sempre com esta Casa”, disse.  

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS