Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017, 12:12 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017, 12h:12 - A | A

Táxis

Na mira do Inmetro, valores cobrados por taxistas são fiscalizados

Os 490 taxímetros instalados nos táxis de Campo Grande começam a passar por verificação de agência

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de trânsito, táxi, Uber, IPVA, pedestre, centro, transporte

 

Os 490 taxímetros instalados nos táxis de Campo Grande começam a passar por verificação da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM-MS), órgão delegado do Inmetro. Ao todo, serão 12 dias de verificação nos 76 pontos existentes na Capital, conforme calendário divulgado pelo órgão.

De acordo com a agência, as irregularidades mais comuns encontradas são display queimado e erro acima do máximo admissível (tolerância do erro do equipamento). A verificação dos técnicos da AEM-MS é realizada num determinado percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. O objetivo é verificar se o registro do valor da corrida está de acordo com a distância percorrida.

Além disso, verifica-se o aro do pneu, certificado de verificação referente ao exercício anterior e documentação do veículo. A verificação periódica é realizada uma vez ao ano. Os instrumentos que estiverem com alguma irregularidade devem ser reparados e submetidos à verificação após reparo.

Aos usuários de táxi, a AEM-MS recomenda que, ao entrar no veículo seja verificado se o taxímetro está lacrado; verificado se existe o selo de verificação subsequente do Inmetro; observado se o taxímetro está instalado em local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações, tanto valor a ser cobrado quanto de bandeira, seja ela 1 ou 2.

Denúncias ou reclamações podem ser registradas por meio da ouvidoria da AEM-MS, pelo telefone 0800-675-220 ou pelo e-mail [email protected].

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS