Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019, 15:54 - A | A

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019, 15h:54 - A | A

ENCONTRO

MSGás participa de reunião na ANP para tratar da Chamada Pública Coordenada

Durante o encontro também foi tratada a chamada pública de capacidade do Gasbol, que vence este ano.

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Chico Ribeiro/Governo MS

Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS)

Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGás)

O diretor-presidente da MSGás, Rudel Trindade, participou na manhã desta segunda-feira (28), de uma reunião na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O encontro aconteceu na sede da Agência, no Rio de Janeiro, e contou com a participação dos representantes das distribuidoras de gás natural do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Alagoas.

 

O objetivo da reunião foi alinhar as expectativas das distribuidoras quanto à Chamada Pública Coordenada da região centro-sul e a agenda da ANP em relação a desverticalização da indústria de gás natural. De acordo com o Rudel Trindade, foi uma reunião proveitosa e que gerou expectativas. 

 

“Consideramos que vamos ter muitos interessados, o que é fundamental para o mercado de gás natural. Marca o início de um novo momento em que o gás natural cresce a largos passos no Brasil. Estão todos empenhados para que essa chamada pública seja um grande sucesso”, disse

 

Durante o encontro, também foi discutida a questão da chamada pública de capacidade do Gasbol, que trata da concessão do transporte da molécula de gás natural. “Para a distribuição do gás natural é feito o pagamento pela molécula e pelo transporte da mesma. Atualmente a Petrobras detém as duas concessões, no entanto este ano também vence a concessão de parte da capacidade de transporte,  cerca de 18 milhões de m3/dia. Até março será realizada uma audiência pública para a alocação da capacidade de transporte do Gasbol”, explicou.

 

A Chamada Pública

Em busca de condições de mercado mais competitivas e da diversificação das fontes supridoras, cinco concessionárias de distribuição de gás natural canalizado que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil promovem uma ação coordenada para o recebimento de propostas para a aquisição de gás natural.

 

Com volume total de aquisição de aproximadamente 10 milhões de m3/dia, a iniciativa visa encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado. O recebimento das propostas segue até o dia 29 de março. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS