Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 11:55 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 11h:55 - A | A

PORTABILIDADE NUMÉRICA

MS registra 13,76 mil trocas de operadora no primeiro trimestre

Cerca de 79% das migrações no Estado foram referentes a telefonia móvel

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de celular, internet, 3G, 4G, telefone, Wi-Fi, telefonia

Em MS foram mais de 261,03 mil (62%) portabilidades em telefonia móvel desde que o serviço começou a ser implantado

Foram registradas mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel nos três primeiros meses de 2018. Em  Mato Grosso do Sul, foram 13,76 mil no primeiro trimestre deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

 

A portabilidade é o serviço que possibilita aos usuários de telefonia fixa e móvel a realização de transferências de operadoras sem alteração do número de identificação. Entretanto, é necessário que a substituição seja dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de cobertura do DDD.

 

No Estado, 79%, cerca de 10,84 mil, das migrações foram nos serviços móveis. Já as mudanças de operadoras entre telefones fixos totaliza 2,91 mil entre 1º de janeiro e 31 de março de 2018.

 

Desde que a portabilidade numérica começou a ser implantada em Mato Grosso do Sul, em 1º de setembro de 2008, 421 mil transferências de operadoras foram feitas. Deste total, 160,60 mil (38%) são referentes à telefonia fixa e 261,03 mil (62%) à móvel.

 

Como solicitar

Para realizar a portabilidade numérica, o titular deve encaminhar a solicitação de transferência de operadora para a empresa a qual deseja migrar. A efetivação acontece em três dias úteis, ou após esse período se o usuário fizer um agendamento específico. Caso o titular desista da migração, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo em andamento.

 

O movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica pode ser conferido no site da ABR Telecom. Na página também é possível consultar a qual operadora pertencem os números de telefones migrados ou não.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS