Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 14:14 - A | A

Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 14h:14 - A | A

INFLUENZA

MS deve receber mais 130 mil doses da vacina contra gripe nesta terça-feira

Meta da Campanha de Vacinação contra Influenza é imunizar pelo menos 663,6 mil pessoas em Mato Grosso do Sul

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de vacina, vacinação de atultos

Meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo

Mato Grosso do Sul deve receber mais 130 mil doses da vacina, nesta terça-feira (24). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, mais de 663,6 mil pessoas. O “Dia D” será realizado em 12 de maio e a imunização segue até 1º de junho.

 

A 20ª edição da campanha foi lançada oficialmente na segunda-feira (23), com 300 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde. Alguns profissionais de saúde, que trabalham no Hospital Regional, foram vacinados durante abertura do evento realizada no local.

 

Ao todo, serão enviadas 811 mil doses da vacina divididas em oito lotes. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, explica que a quantidade é mais do que suficiente para imunizar o público-alvo. “A imunização desse quantitativo vai depender da consciência do grupo de risco”, acrescenta. 

 

Escalonamento

Cerca de 737.395 pessoas fazem parte do público-alvo. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda que os municípios adotem o escalonamento, de acordo com a entrega da vacina feito pelo Ministério da Saúde. O início da campanha deve ser destinado a imunização do grupos prioritários: profissionais da saúde; crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; professores.

 

A partir do dia 12 de maio a vacinação será estendida para indivíduos com 60 anos ou mais. A campanha estará disponível a partir do dia 21 de maio para os demais grupos: povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

 

De acordo com a SES, apesar da recomendação, a estratégia de vacinação é definida pelos próprios municípios. Em Campo Grande, por exemplo, não será adotado o escalonamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS