Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Março de 2018, 12:10 - A | A

Sexta-feira, 23 de Março de 2018, 12h:10 - A | A

SEGURANÇA

Mato Grosso do Sul é o 8º estado mais seguro do Brasil

Analisando dados de 2018, MS sobe para a 7ª posição no ranking

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Chico Ribeiro

Mato Grosso do Sul é o 8º estado mais seguro do Brasil

Para o Governo de MS, o resultado é fruto das ações policiais e investimentos do “MS Mais Seguro”

Mato Grosso do Sul está entre os 10 estados mais seguros do Brasil. É o que apontam os dados do “Monitor da Violência”, um levantamento realizado em 26 estados e o Distrito Federal.

 

A pesquisa feita G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela que o Estado teve 669 mortes violentas em 2017. Ou seja, 24,7 a cada 100 mil habitantes, índice abaixo da média nacional que ficou em 34,33%.

 

Mato Grosso do Sul ficou na oitava posição entre os mais seguros do país, atrás de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Piauí e Paraná. Considerando os dados de 2018, o desempenho do Estado foi ainda melhor, ficando na 7ª posição.

 

Para o Governo de MS, o resultado é fruto das ações policiais, na prevenção e repreensão do tráfico e crimes relacionados; e do programa de investimentos “MS Mais Seguro”, que aplicou mais de R$ 115 milhões em viaturas, armamentos, munições, equipamentos de proteção pessoal, convocação de efetivo e reestruturação da segurança pública.

 

O “Monitor da Violência“ usou dados da Lei de Acesso à Informação seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 

Fronteira

Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países, se tornando rota de tráfico. Para o governador Reinaldo Azambuja, o resultado seria melhor se houvesse maior presença das polícias federais. 

 

O governador defende uma atuação efetiva do Governo Federal nas fronteiras, para impedir o tráfico de drogas e armas que alimentam a violência nos grandes centros urbanos. “O Brasil fica enxugando gelo. Não adianta ficar apenas ali no Rio de Janeiro, sendo que a porta de entrada das drogas no país são as fronteiras com Bolívia e Paraguai”, afirmou o governador. Mato Grosso do Sul possui 1.517 quilômetros com esses dois países, incluindo 549 quilômetros de fronteira seca.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS