Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 15:37 - A | A

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 15h:37 - A | A

SUSPEITA

Macaco com suspeita de Febre Amarela é encontrado morto no interior do Estado

Outros animais já estavam comendo a carcaça do primata, encontrado em uma fazenda de Maracaju

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Reprodução / Maracaju Speed

Macaco com suspeita de Febre Amarela é encontrado morto no interior do Estado

Outros animais estavam se alimentando da carcaça

Um macaco foi encontrado morto em uma fazenda, na BR-267, durante este fim de semana. Outros animais estavam se alimentando da carcaça do primata. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária do município.

 

De acordo com informações do site Maracaju Speed, o coordenador de Endemias, Mário Zan, e o médico veterinário da Secretaria de Saúde de Maracaju, Júnior Walgles, recolheram o macaco.

 

O primata teria sido embalado e acondicionado em uma câmara fria, para preservação. Ainda segundo informações do site, o animal seria encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande, para análise de infecção por Febre Amarela.

 

A reportagem do Capital News entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Capital (Sesau), responsável pelo CCZ, que afirmou não ter recebido “nenhuma solicitação para que este primata fosse enviado para o Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande, a fim de coleta de material biológico ou qualquer outro teste”.

 

Em nota, a Sesau explicou que “é de competência do município onde o primata foi encontrado morto (Maracaju): a coleta do animal, a necropsia, a retirada do material biológico e envio para análise ao Laboratório de Saúde Pública do Estado (Laboratório Central de MS - Lacen), além da investigação epidemiológica”.

 

A redação tentou contato com a Secretaria de Saúde de Maracaju, mas não foi atendida.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS