Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 04:00 - A | A

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018, 04h:00 - A | A

tempo e clima

Inverno tem previsão de calor e tempo seco

Flávio Brito
Capital News

Com início nesta quarta-feira (21), o Inverno deve ser de calor e tempo bastante seco em boa parte de Mato Grosso do Sul, mesmo no período que é conhecido por registrar as temperaturas mais baixas do ano. Uma massa de ar seco deverá predominar durante essa semana, deixando o tempo com predomínio de sol em todo o Estado. De acordo com os modelos meteorológicos, não há expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul até pelo menos o dia 4 de julho de 2018.

 

As temperaturas ainda estarão amenas no período da manhã, com elevação à tarde. A umidade relativa do ar poderá variar entre 21% a 30%, índices que são considerado como “estado de atenção”, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Veja abaixo como ficará o tempo para os próximos dias: 

Nesta quarta-feira (20), a previsão é de tempo firme, com sol entre nuvens e sem expectativa de chuva no Estado. De acordo com as informações divulgadas pelo Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), as temperaturas devem estar em elevação e a umidade relativa do ar estará baixa a tarde, entre 30 e 90%.

 

Na quinta-feira (21), a massa de ar seco deixará o tempo ensolarado  as áreas. A umidade relativa do ar poderá estar em estado de atenção, de 25 a 90%.

 

Já na sexta-feira (22), a previsão indica que o ar seco de atuar com força sobre o Estado e isso inibirá a formação de nuvens de chuva. Assim, não há expectativa de chuva em todas as áreas e a umidade do ar diminui, mantendo o estado de atenção, de 25 a 90%. 

 

Tempo seco pode agravar as crises alérgicas

Com temperaturas mais baixas e tempo mais seco costumam levar a uma piora dos quadros alérgicos pioram. Difícil não coçar o nariz ou espirrar durante este período. O agravamento da alergia está relacionado a diferentes fatores existentes na estação mais fria do ano.

 

O tempo seco apresenta uma quantidade maior de partículas suspensas e, consequentemente, acaba sendo prejudicial ao alérgico. O cuidado com o ambiente inclui ações simples que ajudam a contornar o problema - como tirar do local, principalmente do quarto, objetos que acumulem pó - manter colchões e travesseiros encapados com tecidos específicos, a fim de impedir a saída do pó, lavar os casacos e cobertores antes de usar e deixar as roupas arejando no sol.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS