Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 02 de Junho de 2015, 09:42 - A | A

Terça-feira, 02 de Junho de 2015, 09h:42 - A | A

Terras índigenas

Indígenas relatam descaso com demarcações na região de Caarapó

As tribos índigenas Guarani Kaiowá: Guyraroká, Teyjusu e Taquara cobram mais ação do poder público na região de Caarapó

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

tribos indigenas

Comissão visitou as tribos índigenas Guarani Kaiowá: Guyraroká e Teyjusu, ambas em Caarapó, e Taquara em Juti.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados visitou no domingo (31), as áreas de retomada das tribos índigenas Guarani Kaiowá: Guyraroká e  Teyjusu, ambas em Caarapó, e Taquara em Juti.  O motivo da visita foi devido aos conflitos por falta de demarcação das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.


A missão contou com a presença do presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), deputado Zeca do PT, membros do Ministério Público Federal (MPF) e da procuradora Deborah Duprat da 6ª Câmara Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais de Brasília. Também estiveram presentes na visita, membros da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SDH), do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, (CNDH), da Polícia Federal (PF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Divulgação/Assessoria

tribos indigenas

Índigenas moram em barracos e reclamam da falta de acesso à saúde


Os membros da Comissão de Direitos Humanos observaram constatar a situação em que vivem os indígenas dessas áreas ocupadas. Muitos moram em barracos de lona, sem nenhuma assistência do poder público. De acordo com os depoimentos dos indígenas, a principal dificuldade é o acesso a saúde, que muitas vezes são ignoradas pela Sesai e pela Missão Evangélica Caiuá.  Segundo os indígenas os médicos visitam as áreas ocupadas a cada 30 dias, e limitam o atendimento a dez pessoas por mês e não disponibilizam medicamentos, que tem que ser comprados pelos próprios indígenas.


Para Zeca do PT, a comissão tem um papel importante para reforçar a luta pela demarcação das terras indígenas no Estado. "Grande parte dos indígenas do MS, tanto o povo Terena, como o povo Guarani Kaiowá, vivem em áreas de retomadas, tradicionalmente indígenas, e eles têm disposição de defender aquilo que é deles, vivendo muitas vezes precariamente. A presença da comissão foi  fundamental para constatar a triste realidade e fortalecer a luta em Brasília, para sensibilizar o governo federal sobre a necessidade urgente da demarcação das terras indígenas no Estado, disse.

(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS