Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Maio de 2017, 15:35 - A | A

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017, 15h:35 - A | A

Necessidade

Hemosul convoca doadores para aumentar estoques de sangue do estado

Demanda de pacientes internados em estado grave nos hospitais do estado é grande

Liniker Ribeiro
Capital News

Divulgação/Hemosul

Ação solidária Acadêmicos da UEMS participam de trote solidário nesta quarta

Três unidades do Hemosul atendem em Campo Grande

Pessoas aptas a doar sangue estão sendo convocadas pelo Hemosul de Mato Grosso do Sul a contribuir para aumentar o estoque das unidades estaduais, principalmente dos tipos sanguíneos O+ (positivo) e O- (negativo). A necessidade, segundo o órgão, vem surgindo devido a alta demanda e ao número de pacientes internados nos hospitais do estado, em estado grave.

Atualmente, o Hemosul trabalha com apenas 10% do estoque de sangue dos tipos O positivo e negativo. O nível é considerado crítico, já que a rede de coleta do Governo do Estado oferta sangue para todos os hospitais de Mato Grosso do Sul, sejam eles públicos ou privados.

Em Campo Grande, doadores podem procurar as unidade do Hemosul no Centro, Santa Casa e Hospital Regional. No interior, doações podem ser feitas nos municípios de Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para doar sangue é preciso estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, sendo que quem tiver 16 ou 17 anos precisa estar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal. Caso isso não seja possível, é preciso retirar um modelo de declaração na unidade de doação ou pela internet, pedir para que o responsável assine e depois ir até um cartório reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Serviço
Endereço das unidades do Hemosul em Campo Grande:
- Centro, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304;
- Santa Casa - rua Eduardo Santos Pereira, 88, São Francisco;
- Hospital Regional - rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho.
Informações sobre horários de funcionamento de todas as unidades podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-1500  e (67) 3312-1517, ou pelo site da Rede Hemosul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS