Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 23 de Setembro de 2017, 11:52 - A | A

Sábado, 23 de Setembro de 2017, 11h:52 - A | A

Serviço postal

Greve dos Correios no Estado chega a 40 municípios e metade tem agências totalmente fechadas

“Federação legítima dos trabalhadores ainda não recebeu nada formalizado por parte da empresa”, informa nota oficial da Fentect

Flávio Brito
Capital News

Funcionários dos Correios em Mato Grosso do Sul seguem em greve, os funcionários paralisaram as atividades na quarta-feira (20) e adesão ao movimento grevista chega a 40 municípios do Estado de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS), em 20 cidades, as agencias estão totalmente paradas.  A decisão de greve foi orientada pelo Comando de Negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect). A paralisação é nacional, abrangendo 22 Estados, sob a justificativa de cortes de benefícios.

De acordo com Elaine Regina Oliveira, presidente do Sintect-MS, a categoria não admite a retirada e redução de direitos e benefícios conquistados nas campanhas salariais anteriores. Além disso, a empresa também não apresentou proposta de reajuste dos salários.  Para o sindicato, a intenção da empresa Correios  é “empurrar com a barriga” as negociações até o final do ano, embora o acordo coletivo tenha expirado no dia 31 de julho, porque espera a vigência da reforma trabalhista para impor sua redução de direitos e benefícios.

Na tarde desta sexta-feira (22), os Correios e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) chegaram a uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2017/2018, mas a negociação não vale para Mato Grosso do Sul. A proposta que será levada para as assembleias da Findect é a manutenção do ACT 2016/2017, com reajuste de 3% nos salários e benefícios a partir do mês de janeiro de 2018.

“A Fentect informa que, apesar da suposta proposta apresentada pela ECT à Findect, que está sendo divulgada nas redes sociais, a federação legítima dos trabalhadores ainda não recebeu nada formalizado por parte da empresa. A Fentect, portanto, aguarda audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que poderá ser realizada na próxima segunda-feira (25) ou terça-feira (26), a confirmar”, diz a federação em nota oficial

Divulgação

Funcionários dos Correios em Campo Grande entram em greve

Decisão pela greve foi tomada pela categoria de trabalhadores na noite de terça-feira (19)



Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS