Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018, 17:29 - A | A

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018, 17h:29 - A | A

Fé e esperança

Ginásio Dom Bosco recebe a Santa Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Celebração está marcada para o domingo (18), a partir das 9h, em Campo Grande

Flávio Brito
Capital News

O ginásio poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande, vai receber a celebração da Santa Missa para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, no domingo (18), a partir das 9h. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez o lançamento nacional na Quarta-feira de Cinzas (14), da campanha deste ano, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”. O documento aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres. 

 

“Nesta Campanha da Fraternidade queremos refletir sobre a realidade da violência, orar pelas vítimas da violência e unir as forças vivas da comunidade na busca de sua superação. Vamos lançar um olhar também sobre os rumos e impasses que, há décadas, vêm dominando as políticas públicas de segurança no Brasil, já que nossos índices superam significativamente os de países que se encontram em guerra ou que são vítimas de atentados terroristas” afirma a Arquidiocese de Campo Grande, sobre o tema escolhido. O lema em 2018 é: “Vós sois todos irmãos”, (Mt 23,8).

 

De acordo as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, a Arquidiocese de Campo Grande organizou vários Grupos de Trabalho ( GTs) com propostas concretas para incidir nos diversos aspectos da violência, formados com a participação de cidadãos, autoridades, religiosos e acadêmicos, entre eles violência no trânsito, violência contra a pessoa idosa, violência contra a criança e adolescente, suicídio, crime organizado, violência contra a mulher, violência contra os povos indígenas, violência institucional, violência nas escolas, violência racial e violência no campo. 

 

“Pretendemos, ainda, realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa e, se possível, a Cidade da Paz no Parque das Nações Indígenas em novembro de 2018”, divulgou a Arquidiocese da Capital.

 

Dvulgação

Ginásio Dom Bosco recebe a Santa Missa de lançamento da  Campanha da Fraternidade 2018

O cartaz

O cartaz da CF 2018 apresenta um grupo de pessoas de idades e etnias diferentes representando a multiplicidade da sociedade brasileira. As pessoas formam um círculo e unem as mãos, indicando que a superação da violência só será possível a partir da união de todos a partir de um pacto firmado em agir para combater a cultura da violência, e resgatar uma cultura de tolerância e de paz. 

 

“A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas; o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”, afirma a nota divulgada pela assessoria de imprensa.

 

“O lema ‘Somos todos irmãos” busca resgatar o sentido da fraternidade dos povos, pois somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Por isso, iluminados pelo Evangelho do Reino, somos chamados à não violência”, acrescenta o texto.

 

Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade:

Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

 

Como acontece todos os anos, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão, e que inicia seu desenvolvimento no tempo da quaresma, como caminho pessoal, comunitário e social para reflexão, mudança de atitudes, tempo em que somos tocados pela Palavra de Deus, cultivamos a oração, o amor a Deus e a solidariedade fraterna. Tempo especial em que somos chamados e despertados para os sentimentos de Jesus Cristo, finaliza a Arquidiocese de Campo Grande, conforme as informações da assesoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS