Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 03 de Março de 2018, 08:29 - A | A

Sábado, 03 de Março de 2018, 08h:29 - A | A

EMPREGOS

Geração de empregos em MS é a melhor de janeiro dos últimos seis anos

Mais de 1500 postos de trabalho foram criados no início deste ano, agronegócio foi o setor que mais contratou

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Geração de empregos em MS é a melhor de janeiro dos últimos seis anos

Setor do agronegócio foi o que mais gerou emprego em janeiro

Mato Grosso do Sul gerou 1589 vagas de emprego em janeiro de 2018. O resultado é o melhor para o mês nos últimos seis anos. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

O setor agropecuário foi o que mais abriu vagas, foram 798 no total. Serviço foi responsável por 775 empregos, seguido da Indústria de Transformação, que abriu 336 postos de trabalho e Construção Civil, com 152 vagas.

 

Já o Comércio não apresentou um saldo positivo em janeiro. Ao todo, foram eliminados 481 postos de trabalho. De acordo com análise feita pela equipe econômica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o número é decorrente do fim do período de vendas altas do setor.

 

Ainda de acordo com análise, o resultado positivo de janiero é bastante influenciado por acontecimento sazonais, como o início da colheita de soja na agricultura, por exemplo.

 

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explica que a recuperação da indústria no início de 2018, responsável pela geração de 133 vagas no segmento de alimentos e bebidas, 70 no setor farmacêutico, 51 na indústria mecânica e outras 55 na indústria têxtil. Além disso, a Construção Civil quebrou a sequência de quedas com a geração de 152 vagas em janeiro.

 

“Os números positivos são reflexos da retomada da economia nacional, que também apresentou bons resultados. Além disso, a maior confiança do empresário na economia impacta diretamente na geração de emprego, com melhores perspectivas de investimentos e vendas”, destacou.

 

Os municípios que mais geraram vagas de emprego foram: Campo Grande (452), Caarapó (284 ), Nova Andradina (255), Dourados (177) e Costa Rica (143).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS