Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 21 de Janeiro de 2018, 10:37 - A | A

Domingo, 21 de Janeiro de 2018, 10h:37 - A | A

SOJA

Estudo para combater HIV com soja ganha prêmio internacional

Pesquisador da Embrapa recebeu prêmio do Consórcio Federal de Laboratórios do Médio-Atlântico

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Embrapa

Estudo para combater HIV com soja ganha prêmio internacional

Elibio Rech coordenou a participação brasileira nos estudos

Uma pesquisa sobre o combate ao HIV, conduzida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, recebeu um prêmio internacional, concedido pelo Consórcio Federal de Laboratórios do Médio-Atlântico (FLC MAR).

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), só na África, 20% das mortes são em decorrência da AIDS. No Brasil, a taxa de pessoas vivendo com o vírus subiu 3% entre 2010 e 2016. O restante do mundo registrou queda de 11% no mesmo período.

 

O trabalho, já publicado 2015, mostrou que sementes de soja geneticamente modificadas são uma biofábrica de produção em larga escala de uma proteína extraída de cianobactérias, eficiente contra o vírus que pode levar ao desenvolvimento da AIDS.

 

Por definição, uma biofábrica é quando um organismo se torna uma usina para fabricação de compostos utilizados em remédios e na indústria. “Na década de 1990, surgiu a ideia de usar a engenharia genética em um trabalho humanitário, com foco na África. Os países que receberem, no futuro, o gel vaginal à base de cianovirina – proteína extraída das cianobactérias – não precisarão pagar royalties por essa tecnologia”, destaca o engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e conselheiro do CIB, Elibio Rech.

 

O pesquisador explica que as sementes de soja acumulam cerca de 40% de proteína. Por isso são indicadas para produção de cianovirina, com baixo custo e facilidade de transporte e estoque. “Há mais de uma década, iniciamos no Brasil e nos EUA a purificação desta proteína, para obtermos uma matéria-prima 100% pura. Tecnicamente, o mais difícil em todo esse processo já foi feito. Os próximos passos, agora, são produzir as sementes e gerar proteína em larga escala e, então, realizar os estudos pré-clínicos e clínicos”, afirma. 

 

Divulgação / Embrapa

Estudo para combater HIV com soja ganha prêmio internacional

Produção de cianovirina a partir de sementes de soja trangênica

 

Rech esclarece que, como a finalidade da soja é medicamentosa, ela não é cultivada no campo, mas em estufas e casas de vegetação sob condições controladas.

 

“É um projeto emblemático para a engenharia genética, direcionado a segmentos da sociedade que têm menos acesso a medicamentos. E são produtos de alta tecnologia, com grande valor agregado”, avalia. 

 

O pesquisador da Embrapa espera que a técnica seja repetida com várias outras moléculas, para emprego em vacinas contra a dengue e malária, por exemplo. Também em tratamentos contra o câncer de mama.

 

O estudo é realizado em parceria com a Universidade de Londres, o Instituto Nacional de Saúde (INH) dos Estados Unidos e o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul. 

 

Comente esta notícia

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA 21/01/2018

Que Deus ajude estes Pesquisadores a desenvolverem está pesquisa com êxito!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS