Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 23 de Julho de 2017, 11:31 - A | A

Domingo, 23 de Julho de 2017, 11h:31 - A | A

Prevenção

Estudo nacional sobre incidência do HPV em jovens tem Campo Grande na lista

Pop Brasil é desenvolvido em diversas cidades, pelo Ministério da Saúde

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Estudo nacional sobre incidência do HPV em jovens tem Campo Grande na lista

Pop Brasil é desenvolvido em diversas cidades, pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, por meio da Gerência de Educação Permanente (GEP), em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve na Capital o Estudo Pop Brasil, para analisar a incidência do Papilomavírus humano (HPV) em adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 25 anos.

O Pop Brasil é desenvolvido em outras cidades brasileiras pela médica e pesquisadora Eliana Márcia Da Ros Wendland, do Hospital Moinho dos Ventos de Porto Alegre/RS. O objetivo é descobrir a prevalência do papilomavírus humano em adolescentes de todo o país.

A partir da próxima segunda-feira (24), os jovens interessados em participar do estudo podem fazer o exame para saber se têm HPV. O teste é realizado em 6 unidades básicas de saúde em todas as regiões da cidade.
Em março deste ano, os servidores da Sesau iniciaram várias  capacitações para poder integrar o estudo que está sendo desenvolvido.

Unidades

Na Capital, o estudo será realizado na população em algumas das unidades de saúde relacionadas: UBSF Aquino Dias Bezerra – Vida Nova; UBS ESTRELA DO SUL – Dr. Willian Maksoud; UBS VILA NASSER – Dr. Milton Kojo Chinen; UBS 26 DE AGOSTO – Dr. Jair Garcia de Freitas; UBSF Serradinho  –  Dra. Sumie Ikeda Rodrigues; e, UBS Popular  –  Dr. Vespasiano Barbosa Martins.
O jovem deve procurar as enfermeiras que foram capacitadas em abril e nesta última semana e passaram e integrar o POP Brasil como pesquisadoras. Todos os dados do estudo são sigilosos e os menores de idade podem participar sem a autorização dos responsáveis.

O Pop Brasil em Campo Grande vai acontecer até 19 de setembro e não há uma meta estabelecida de jovens para participar do estudo. O exame é gratuito e sigiloso.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum. Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante.

Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria. O tratamento visa eliminar as verrugas. Uma vacina que previne os variados tipos de HPV com maior probabilidade de causar verrugas genitais e câncer cervical é recomendada para meninos e meninas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS