Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 03 de Junho de 2018, 10:17 - A | A

Domingo, 03 de Junho de 2018, 10h:17 - A | A

CINEMA

Estudantes aprendem sobre cinema local por meio do ‘Campo Grande Na Tela’

Projeto durou dois meses, passando por 7 escolas municipais e 3 universidades da Capital

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Campo Grande na Tela

Estudantes aprendem sobre cinema local por meio do ‘Campo Grande Na Tela’

Websérie do projeto pode ser conferida no You Tube

A mostra “Campo Grande Na Tela” passou por 10 instituições de ensino nos últimos dois meses, com objetivo de levar exibir curtas-metragens locais para os estudantes. O projeto, idealizado pela Marruá Arte e Cultura, foi tranformado em websérie sobre o cinema campo-grandense no YouTube.

 

Sete escolas municipais, uma de cada região da cidade, foram escolhidas para receber a mostra, entre elas: Escola Municipal Arlindo Lima, no Centro; Hércules Maymone, no Nova Lima; Professor Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis; Consuleza Margarida Maksoud Trad, no Estrela Dalva; Professor Múcio Teixeira Júnior, na Vila Carlota; Irene Szukala, no Jardim das Hortências; e Tertuliano Meirelles, no Caiçara.

 

Além das escolas, as produções também exibidas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

 

Os docentes viram uma oportunidade de apresentar a cultura sul-mato-grossense para os alunos fora da sala de aula e dos livros. Rosana Vasconcelos, diretora-adjunta do Arlindo Lima destacou a importância de levar este tipo de projeto para os estudantes. “A escola é um local onde nós temos que trabalhar com os alunos o conceito de cidadania, de participação cidadã e, com certeza, a arte e a cultura contribuem muito para a transformação da sociedade. A partir de eventos como este eles podem refletir mais”, disse.

 

Após as exibições, a programação ainda incluia debate realizado com convidados. Participaram os atores Bruno Moser, Geraldo Saldanha, Nadja Mitidiero, Conceição Leite, diretores André Monteiro, Fábio Flecha, a diretora de arte Maíra Espíndola, os músicos Rodrigo Camargo e Marina Peralta, entre diversos outros profissionais.

 

O projeto também despertou sonhos em alguns dos estudantes. “Quem sabe um dia eu estude e faça um filme, fiquei com vontade”, revelou a estudante Maria Eduarda Dantas, de 12 anos, do 7º ano da Irene Szukala.

 

Para o coordenador do projeto, Belchior Cabral, o “Campo Grande Na Tela” superou as expectativas. “Tivemos a participação intensa das escolas, dos alunos, dos educadores. Muitos alunos constataram que a cidade é produtora de filmes e tiveram contato com eles. Essa troca foi o mais interessante”, declara.

 

Apesar da mostra ter terminado, já foram lançados três capítulos da websérie sobre o cinema campo-grandense pelo canal da Marruá Arte e Cultura no YouTube. Ainda serão lançados mais sete episódios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS