Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017, 18:31 - A | A

Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017, 18h:31 - A | A

Saúde

Enfermeiros e acadêmicos protestam contra a liminar que impede profissionais de pedirem exames

Ato ocorreu nesta quarta-feira (18), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande

Flávio Brito
Capital News

A. Ramos/Capital News

Enfermeiros e acadêmicos protestam contra a liminar que impede profissionais de pedirem exames

..

Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem organizaram uma manifestação contra a liminar da Justiça Federal, que restringe a atuação deles no SUS (Sistema Único de Saúde). O ato ocorreu nesta quarta-feira (18), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, e teve a participação de profissionais da saúde.

Algumas atividades, como requisitar exames tais como teste do pezinho e preventivo do câncer de colo de útero, passaram a ser proibidas por decisão do juiz da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília (DF) em ação promovida CFM (Conselho Federal de Medicina).

A. Ramos/Capital News

Enfermeiros e acadêmicos protestam contra a liminar que impede profissionais de pedirem exames

..


Diante da proibição, o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) recomendou que seus inscritos interrompessem estas atividades até que a situação seja revertida na Justiça. Após pedido de reconsideração da decisão liminar apresentado pelo Cofen o magistrado insistiu em manter a proibição aos enfermeiros de cumprirem os protocolos do Ministério da Saúde, no mesmo ato indeferiu o ingresso da FNE (Federação Nacional de Enfermeiros) no respectivo processo.

A Vereadora Enfermeira Cida Amaral (PODE) participou da manifestação. “Com essa restrição, quem está perdendo é a população. Eu acredito na justiça e no poder das políticas públicas para que isso seja revertido, pois nossa sociedade só terá prejuízos, uma vez que a enfermagem é protagonista no atendimento da atenção básica, seja por meio da estratégia da saúde da família ou por meio dos programas de agentes comunitários de saúde que trabalham diretamente com a população na prevenção, proteção e promoção nunca perdendo o vínculo com os usuários do SUS”, afirmou a vereadora.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS