Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 14 de Maio de 2018, 11:09 - A | A

Segunda-feira, 14 de Maio de 2018, 11h:09 - A | A

MAIS SEGURO

Criminalidade diminui em Mato Grosso do Sul

Dados apontam redução no número de crimes na Capital e cidades do interior

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Sejusp

Criminalidade diminui em Mato Grosso do Sul

Cidades do interior e Capital estão mais seguras neste primeiro quadrimestre

Campo Grande e cidades do interior de Mato Grosso do Sul estão mais seguras. É o que apontam os dados do primeiro quadrimestre de 2018, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em comparação ao mesmo período no ano passado.

 

O número de crimes contra patrimônio, no caso de roubos, apresentou uma queda de 12,7%, principalmente em residências com 16,9%, passando de 201 casos, em 2017, para 167, em 2018. A quantidade de assaltos ocorridos em via pública caiu 11,3%, diminuindo de 2,9 mil para 2,6 mil. Os índices de ocorrências envolvendo estabelecimentos comerciais tiveram redução de 9,2% e de veículos 6,8%.

 

Em Campo Grande, o destaque é para a queda de 17,6% de roubos em residências. Em 2017, foram 91 contra 75 neste ano. Os casos em vias públicas também diminuíram 11,7% no mesmo período.

 

Os crimes contra vida também apresentaram redução nestes primeiros meses, em comparação à 2017. Os homicídios dolosos passar de 168 para 153 casos. Na Capital, o número caiu de 32 para 22. Também foi registrada queda de 3,4% de homicídios culposos no trânsito em todo Estado. Já em Campo Grande, o número diminuiu 37,5%.

 

“Nós estamos trabalhando muito, e temos obtido resultados positivos que têm colocado MS em destaque nacional, mas nem por isso, podemos ficar em uma zona de conforto. Promover segurança pública é a nossa missão, outra coisa é a sensação de segurança que se faz com polícias nas ruas, com repressão e ações de prevenção. Neste caso, não tem como fazermos isso sozinhos, precisamos compartilhar essa responsabilidade com a sociedade em geral”, afirma o titular da Sejus, Antonio Carlos Videira.

 

Crimes com aumento

De acordo com dados da Sejusp, os roubos seguidos de morte apresentaram aumento de 20%, passando de 5 para 6 ocorrências. O número de feminicídios cresceu 33,3%, saindo de 9 para 12 casos. 

 

Em Campo Grande, houve crescimento de latrocínios com duas mortes registradas neste quadrimestre. Os números de furtos também tiveram alta de 9,3%.

 

Segundo o secretário Antonio Carlos Videira, esses números são acompanhados diariamente pela Superintendência de Inteligência e norteiam as ações e operações das polícias em todos os 79 municípios do Estado. “Temos intensificado nossas ações no combate ao tráfico drogas, principalmente o doméstico, que fomenta o aumento das ocorrências de roubos e furtos,”, explica.

 

De janeiro a abril em todo Mato Grosso do Sul, foram realizadas mais de quatro mil operações, que resultaram na abordagem de 187,6 mil pessoas e 185 mil veículos. Ao todo foram apreendidas mais de 73 toneladas de drogas, neste quadrimestre.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS