Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 12:57 - A | A

Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 12h:57 - A | A

Violência

Cimi divulga MS como região de maior índice de violência contra indígenas

Já foram registrados 51 casos de violência contra indígenas em MS, diz Cimi

Edyelk dos Santos
Capital News

Assessoria de Comunicação - Cimi

Cimi divulga MS como região de maior índice de violência contra indígenas

A divulgação do relatório foi realizado durante reunião em Brasília

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou nesta quinta-feira (15) o registro de 51 casos de violência contra indígenas que resultaram em 25 assassinatos, deixando então Mato Grosso do Sul como o líder em violência contra indígenas.

Divulgação/CIMI

Cimi divulga MS como região de maior índice de violência contra indígenas

Os registros do Cimi destacaram 12 tentativas de homicídios

 

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2015, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), foi apresentado em Brasília durante reunião nesta quinta-feira (15). O relatório deixa evidente a permanência do quadro de omissão dos poderes públicos em relação aos direitos dos povos indígenas.

O último caso que aconteceu e que chamou atenção foi o assassinato de um indígena durante conflito entre indígenas e produtores rurais na região de Caarapó e que deixou diversas pessoas feridas, entre elas crianças.

Outro caso destacado é o assassinato do guarani e kaiowá Simeão Vilhalva, em agosto de 2015. A morte ocorreu depois que um grupo de fazendeiros foram até a fazenda ocupada na região de Antônio João entraram em confronto contra a comunidade indígena de Ñhanderu Marangatu.

Os registros do Cimi destacaram 12 tentativas de homicídios, cinco casos de lesões corporais, ameaças, violência sexual, racismo e abuso de poder. Já no caso em crianças foram registradas 46 mortes em aldeias indígenas sul-mato-grossenses.

Abaixo confira na íntegra o relatório divulgada pelo Cimi:

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS