Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018, 13:52 - A | A

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018, 13h:52 - A | A

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Casa da Mulher Brasileira realizou mais de 34,6 mil atendimentos em três anos

Número de registro de ocorrência dobrou desde a inauguração da Casa, Prefeito afirma que mulheres estão mais corajosas e fazendo denúncias

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa da fachada da Casa da Mulher Brasileira

Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande é a única que funciona 24 horas em todo País

 

CapitalTV

A primeira Casa da Mulher Brasileira do Brasil, instalada em Campo Grande, completa três anos de inauguração. De 2015 pra cá, foram mais de 34,6 mil atendimentos. Desde sua criação, o número de mulheres que denunciam casos de violência dobrou.

 

De acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), nos últimos três anos, foram registrados mais de 20,7 mil boletins de ocorrência. Em 2017, foram em média mais de 600 denúncias realizadas por mês. “Após a criação da Casa em fevereiro de 2015, o número de registros de boletins de ocorrência dobrou. Isso mostra uma maior confiança das mulheres nas instituições do Estado”, explicou a delegada titular da Deam, Ariene Murad.

 

Para o Prefeito Marquinhos Trad, “o número de casos pode ser visto por dois ângulos. Ou estaria tendo um aumento crescente de violência contra a mulher, ou elas estão se sentindo mais seguras e tendo coragem de ir à Casa da Mulher Brasileira para pedir proteção jurisdicional. Foi observado que, a partir do momento que as mulheres tem certeza de que as consequências da denúncia não serão desastrosas, elas saem do anonimato e procuram a Casa”.

Deurico Ramos / Capital News

Casa da Mulher Brasileira realizou mais de 34,6 mil atendimentos em três anos

Coletiva para falar sobre os três anos de atividade da Casa da Mulher Brasileira foi realizada nesta quinta-feira (01)

A Casa da Mulher Brasileira consiste em um equipamento público que integra, no mesmo espaço físico, os principais serviços especializados de atendimento às mulheres, visando um atendimento integral à mulher vítima de violência, contribuindo para o seu empoderamento e para o rompimento do ciclo de violência.

 

A Subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini, explica que no local as vítimas recebem um atendimento integrado e especializado de todas as instituições que atuam no enfrentamento da violência contra mulher. “Tudo começa através da denúncia. Nós temos que estimular a mulher a denunciar, dar as condições para que ela denuncie e perseguir a aplicação da Lei Maria da Penha e a punição dos agressores”, comenta.

 

A Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande é a única do País que funciona 24 horas durante todos os dias da semana. São oferecidos os seguintes serviços: Recepção, Acolhimento e Triagem, Apoio Psicossocial, Delegacia Especializada, Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, Promotoria Especializada, Defensoria Pública, Serviço de Promoção da Autonomia Econômica, Brinquedoteca, Alojamento, Central de Transportes e a Guarda Municipal com a Patrulha Maria da Penha.

 

Nesta quinta-feira (01), foi realizada uma coletiva de imprensa que contou com a presença do Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad; coordenadora federal da Casa da Mulher Brasileira Tai Loschi; subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini; delegada titular da Deam, Ariene Murad; juíza de direito que atua na Casa, Dra Jaqueline Machado; promotora de Justiça, Dra Luciana Rabelo; defensora pública, Graziele Ocáriz; secretário de Segurança Pública de Campo Grande, Valério Azambuja; diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco;  Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Ajala.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS