Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015, 19:00 - A | A

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015, 19h:00 - A | A

Simpósio

Campo Grande sedia simpósio Interdisciplinar de criminologia

Evento será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no espaço Le Jour, na Capital

João Gabriel Vilalba
Capital News
[email protected]

simpósio

Simpósio acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro na Capital

A cidade de Campo Grande sedia nos dias 23 e 24 de outubro no espaço Le Jour, o 1º Simpósio Interdisciplinar de Criminologia de Mato Grosso do Sul, sob o tema “Aspectos bio-psico-sociais do crime na sociedade brasileira – diagnóstico e perspectivas”.

O simpósio, cuja abertura está prevista para as 18 hs do dia 23 de outubro, tem realização do Meritum Instituto de Direito Penal e a organização sob a responsabilidade das psicólogas Raquel Icassati Almirão e Roberta Marinho V. Trad.

O público alvo é acadêmicos e profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Medicina (Psiquiatria), Direito, Sociologia, Pedagogia, Filosofia e afins.

O desembargador Ruy Celso Florence, abre a cerimônia em uma palestra que abordará o tema “O Jurista e a Sociedade: Dilemas e Desafios de um Julgador em um País Violento”.

Logo após, o filósofo Carlos Eduardo ministra a palestra “Pensando e Refletindo o Fenômeno da Criminologia na Sociedade Brasileira”. E para finalizar a noite de palestras contará com a participação do psiquiatra e advogado Antônio Carlos de Queiroz, que comentará o tema “Delinquentes Contumazes e Serial Killers, um Retrato Psiquiátrico da Delinquência”. Por fim, no encerramento do primeiro dia de trabalho, às 21h45, o sociólogo Paulo Cabral palestrará sobre “Análise Social do Debate sobre a Redução da Idade para Fins de Imputabilidade Penal”.

No segundo dia de palestras, que está marcada para o  dia 24 de outubro, o dia se inicia com a delegada Maria de Lourdes Souza Cano abordando o tema “Balanço Crítico e racional de Uma Delegada de Polícia na Área da Infância e Juventude”. 
Logo após, o psicólogo Marcos Estevão Moura fala sobre “Dorgas Lícitas e Ilícitas – Liberação ou Proibição – Impactos e Perspectivas”. Já o psiquiatra Kleber Meneguel também fará uma palestra no mesmo dia comentando sobre o tema: “O Brasil e os Inimputáveis por Doença Mental – Análise Crítica do Tratamento aos Inimputáveis”. E para fechar o dia de palestras, a psicóloga Mônica Leingruber ministrará palestra sobre “Primeiro Comando da Capital – CPC e a Perspectiva da Teoria Social Cognitiva”.

No encerramento do evento, o advogado Fábio Trad dissertará sobre “Causas do Crime – Uma Leitura Aberta dos Fatores Criminógenos na Sociedade Brasileira”.
O investimento é de R$ 50,00 para acadêmicos e de R$ 100,00 para profissionais na área.

O Espaço Le Jour fica localizado na Rua 25 de Dezembro, 98, no Centro da Capital.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS