Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 10 de Novembro de 2018, 08:52 - A | A

Sábado, 10 de Novembro de 2018, 08h:52 - A | A

AVALIAÇÃO

Campo Grande fica em 4º lugar em ranking do saneamento básico das capitais

Capital do MS foi uma das melhores colocadas em levantamento do Instituto Trata Brasil

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação/Assessoria

aguas guariroba

Empresa responsável pelo saneamento básico de Campo Grande é a Águas Guariroba

Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, uma organização da sociedade civil de interesse público, colocou Campo Grande entre as 5 capitais com melhor saneamento básico do país. Formada por empresas com interesse nos avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país, a classificação foi feita com base em dados de 2016, os mais recentes, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades e a capital sul-mato-grossense ficou em 4º lugar.

 

Campo Grande figura no ranking, atrás somente de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Goiânia (GO). No ranking geral, que engloba todos os municípios brasileiros, a nossa capital ficou na 26ª posição. Entre as variáveis utilizadas pelo instituto para elaborar a listagem estão informações sobre: população, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos e perdas de água.

 

Entre os melhores indicadores de Campo Grande, o ‘atendimento total de água’ foi o mais bem avaliado. No quesito universalização do serviço, o índice de Campo Grande foi o mais alto, atingindo 99,82%.

 

Em relação ao atendimento total de esgoto, nossa capital teve 77,84%, o décimo melhor entre as capitais. Porém, quando avaliada a cobertura do serviço em um intervalo de quatro anos (entre 2012 e 2016), Campo Grande aparece com um crescimento de 9,42 pontos percentuais. A concessionária responsável pelo serviço na cidade, a Águas Guariroba, aponta que em 2018, o percentual atingiu um patamar ainda maior, ultrapassando a marca dos 80%.

 

 

Contabilizando o investimento dos últimos cinco anos (até 2016), mostra que Campo Grande teve o nono maior entre as capitais, com o acumulado de R$ 647,95 milhões. Porém, quando esse volume de recursos é dividido pelo número de habitantes, a média anual é R$ 149,99 é a sétima mais alta entre as capitais estudadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS