Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 19 de Dezembro de 2017, 16:17 - A | A

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2017, 16h:17 - A | A

ANTIMOSQUITO

Campanha mobiliza lojistas no combate ao Aedes na Capital

Três bairros de Campo Grande estão em níveis considerados críticos de infestação

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Campanha Liga Antimosquito mobiliza lojistas no combate ao Aedes na Capital

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, esteve presente no lançamento

A segunda fase da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti  “Liga Antimosquito – Eu faço parte” foi lançada nesta terça-feira. O movimento busca mobilizar mais de 6 mil empresas e funcionários com o objetivo de reduzir o número de casos de Dengue,  Zika e febre Chikungunya.

 

A campanha é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), redes de supermercados Comper e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, esteve presente no lançamento e destacou a importância das parcerias e o engajamento da sociedade organizada em ações de combate ao mosquito. “Só através dessas mobilizações que iremos conseguir ter êxito nesta luta contra o mosquito evitando assim novas epidemias. É preciso o envolvimento de todos”, ponderou.

 

Levantamento

O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LiRaa), divulgado em outubro, apontou que três bairros estão em níveis considerados críticos de infestação. 7% dos imóveis do Jardim Noroeste apresentou foco do mosquito. Nos bairros Moreninhas e Cidade Morena, 4.8% dos imóvei estão com foco. 

 

Conforme o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Sesau, Eliasze Luizo Guimarães, o que chama a atenção é que 80% dos focos encontrados estão dentro das residências, ou seja, isso reforça a ideia de que é preciso que todos nós estejamos atentos.

 

“A maioria dos focos são encontrados em materiais inservíveis, como latas, garrafas, vasos, entre outros, que são passíveis de descarte na coleta seletiva. Portanto, é importante que a população mantenha o seu quintal limpo, evite deixar objetos acumulando água, principalmente nessa época do ano onde aumenta a potencialidade de proliferação do mosquito por conta das chuvas seguidas de forte calor”, explica.

 

A preocupação é redobrada justamente porque a previsão é de que a partir do próximo ano epidemiologicamente os números tendem a crescerem por conta da sazonalidade das doenças, entretanto em 2017, através das ações implementadas pela prefeitura de Campo Grande, foi possível assegurar uma redução de 90% nos casos notificados das doenças causadas pelo Aedes, em relação ao ano passado.

 

Liga Antimosquito

Para participar da campanha, as empresas interessadas precisam se cadastrar no site da ACICG e fazer o download do material de apoio.

 

As peças da campanha estarão em formato editável para inclusão da logomarca das empresas participantes.

 

As atividades poderão ser fotografadas, e as imagens postadas na página do Facebook da empresa, que posteriormente serão compartilhadas na página da ACICG.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS