Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017, 17:15 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017, 17h:15 - A | A

Conflito agrário

Brigadista contratado usa carro do Ibama em ocupação de fazenda no Pantanal

Instituto informou que contrato será rompido e que veículo está sendo recuperado pela superintendência

Flávio Brito
Capital News

 

Reprodução/Facebook

Brigadista contratado usa carro do Ibama em ocupação de fazenda no Pantanal

Caminhonete do Ibama

Carro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi usado em invasão, nesta quarta-feira (22), de fazendas na região do Nabileque, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. De acordo com as informações divulgadas pelos produtores rurais, por meio da rede social Facebook, 80 índios ocuparam a fazenda Baia da Bugra. 

 

Segundo uma das postagens, a propriedade conta com “2,2 MIL cabeças de gado e todos os impostos pagos em dia”. Os proprietários afirmam que o grupo ameaçam fazer a ocupação de outras 12 fazendas. 

 

Atualmente, três fazendas já estão nas mãos dos invasores e os proprietários aguardam a reintegração de posse: Fazenda Reata ( desde novembro de 2016), Fazenda Limoeiro (desde abril de 2017) e Fazenda Cafezal (desde março de 2017), listam os proprietários de terra. A fazenda Baia da Bugra fica no município de Porto Murtinho. 

 

A caminhonete usada na ocupação em Mutinho pertence ao instituto e é usada pelos brigadistas do serviço de combate a incêndio Prevfogo. De acordo com superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, o carro foi usado por um brigadista contratado pelo Ibama para atuar na comunidade indígena Alves Barros.

 

“O contrato que se encerraria na semana que vem, será rompido e o carro trazido de volta a superintendência. Se fosse um funcionário de carreira, seria aberto um procedimento, uma sindicância”, explicou Betini. O serviço do Previfogo na aldeia foi suspensa e a area será coberta por outra brigada da região.

 

De acordo com o titular da Ibama, as negociações para reintegração de posse está sobre a responsabilidade da Funai. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS