Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 23 de Março de 2019, 11:36 - A | A

Sábado, 23 de Março de 2019, 11h:36 - A | A

Gasolina em alta

Aumento dado pela Petrobrás aos combustíveis passa dos 20% nos últimos dois meses

Série de aumentos começou no dia 10 de janeiro e reflete diretamente nos preços ao consumidor

Rogério Vidmantas
Capital News

Deurico Brandão/Capital News

 Postos da Capital são abastecidos gradativamente filas são menores, mas existem

Preço dos combustíveis tem subido quase que diariamente em postos da Capital

O preço da gasolina voltou a aumentar após seguidas quedas no fim de 2018 e início deste ano. A mudança constante de preço, aumentos ou quedas, não parte do revendedor e é consequência direta da política de preços adotada pela Petrobrás desde 3 de julho de 2017. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente.

 

Nos últimos 45 dias a gasolina acumula um aumento de 21,85%, o diesel 17,93% e o etanol 18,31%. O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro) informa que os custos da gasolina nas refinarias aumentaram 27,8%, desde o dia 10 e janeiro de 2019.

 

Aumento está ligado às distribuidoras

 

O Sinpetro informa que preços da gasolina nos postos de combustíveis estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, ou seja, se elas aumentam, geralmente, os postos também repassam os custos.  Isto deve-se ao funcionamento da cadeia de combustíveis, que é composto por refinarias, distribuidoras e postos. 

 

Pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, adquirindo apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros. 

 

As refinarias comercializam a gasolina A (sem etanol anidro) para as distribuidoras. Nas bases da distribuição são adicionados 27% de etanol anidro, que após a mistura torna-se gasolina C, vendida e distribuída para os postos via caminhões-tanques.

 

A composição de preço da gasolina reúne etanol anidro, impostos, fretes e margens. Vale lembrar que quase 50% dos custos da gasolina são referentes aos tributos.

 

Os preços dos combustíveis são livres em toda cadeia, do poço ao posto. A entidade não interfere no mercado da revenda. Cabe a cada revendedor decidir se irá repassar ou não as altas ou quedas de preços ao consumidor, de acordo com as suas estruturas de custo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS