Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019, 16:52 - A | A

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019, 16h:52 - A | A

IMPASSE

Após aumentos abusivos, vereadores cobram explicações sobre taxa de energia

Reunião aberta ao público acontece nesta sexta-feira na Câmara Municipal de Campo Grande

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de conta de luz, bandeira tarifaria, energisa

Consumidores foram surpreendidos no último mês com altos valores cobrados na conta de luz

Vereadores de Campo Grande irão promover uma reunião aberta ao público nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, para cobrar explicações sobre os aumentos abusivos nas taxas cobradas pela Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia nos municípios de Mato Grosso do Sul. 

 

Consumidores relatam que foram surpreendido com os valores cobrados na conta de luz este mês, fator que gerou protesto em diversos municípios do estado e motivou a discussão proposta pelo vereador Valdir Gomes (PP). “Tenho ouvido relatos de aumento de mais de 100% nas contas de luz este mês. Isso é um absurdo. Nós precisamos de uma solução urgente”, disse ao Capital News. 

 

Devem participar do encontro o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes , além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça do Consumidor, Procon estadual e municipal, e Conselho do Consumidor de Energia. O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também foram convidados. 

 

Diante das queixas, a concessionária chegou a ser notificada pelo Procon/MS por não atender reclamações no dia 16 de janeiro. Após reunião com o órgão de fiscalização na última terça-feira (22), a empresa aceitou parcelar as faturas em até quatro vezes.  

 

Em nota, a empresa justificou a alta dos valores cobrados na conta de luz pelo aumento de temperatura registrado no estado durante o mês de dezembro, o que teria causado elevação no consumo de energia .  

 

“As altas temperaturas exigem que equipamentos de refrigeração consumam mais energia para funcionar adequadamente, podendo até dobrar. Unidades consumidoras com número elevado de equipamentos como ar condicionado, geladeiras, freezers, ventiladores e câmaras frias sofrem grandes variações de consumo nesse período”, disse.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS