Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 17 de Setembro de 2017, 07:31 - A | A

Domingo, 17 de Setembro de 2017, 07h:31 - A | A

Inclusão

ALMS ganha intérpretes de Libras e garante cidadania plena à comunidade surda

Isabela Conchal conta sua experiência e a importância de traduzir as atividades parlamentares do Estado

Flavio Brito
Capital News

Victor Chileno/ALMS

ALMS ganha intérpretes de Libras e garante cidadania plena à comunidade surda

..

“A interpretação das sessões viabiliza, permite, que o surdo seja um cidadão de fato”, afirma Isabela Conchal, que tem a missão de traduzir em Língua Brasileira de Sinais (Libras) as atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ela foi aprovada em concurso público e conta com o apoio da intérprete Larissa Sisti. “Agora que essa informação chega para ele, ele pode participar de efetivamente, conhecer os deputados eleitos. É um trabalho necessário, é um trabalho muito bonito e que traz para dentro da sociedade ativa todos os cidadãos surdos”, avalia Isabela ao Capital News, sobre a função social do trabalho executado por ela. A TV Assembleia é responsável pela captação e transmissão das sessões traduzidas pelas intérpretes, que ainda disponibiliza um resumo semanal das sessões.

Isabela conta que aprendeu Libras aos dez anos e, desde então, entende e vê de perto os efeitos positivos da inclusão. Ela fazia a tradução das missas que participava, ainda em seu Estado de origem, no Paraná. Hoje, advogada, ela mora em Campo Grande, onde cursou Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “A função do interprete é fazer esse elo comunicativo entre o ouvinte e o surdo”, explica Isabela.

Ela comemora a abertura das vagas na Assembleia, mas sabe que o caminho para ampliar a atuação dos intérpretes ainda é longo. “Nas instituições de ensino é mais comum, mas, nos demais órgãos públicos, ainda é uma luta intensa para garantir a presença do intérprete”, lembra Isabela. Ela reforça que este é o primeiro concurso público da ALMS que incluiu a função para atender a comunidade surda. Isabela mora em Mato Grosso do Sul desde que tinha 16 anos, quando passou no vestibular, desde então, nunca parou de atuar no Estado, dando também aulas para quem quer aprender Libras.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) mantém o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), que garante formação em diversos níveis para aprender os sinais. De acordo com as informações de uma das funcionárias do centro, as novas turmas de nível básico serão iniciadas em fevereiro de 2018. Quem quiser saber mais é acessar www.vlibras.gov.br. O CAS-SED fica na rua Treze de Maio, 1090 - Vila Gloria e o Telefone é (67) 3314-1275. Para falar com Isabela Conchal é só ligar para o (67) 98109-7010.

 

TV ALMS

A Assembleia Legislativa disponibiliza o conteúdo das sessões realzadas na Casa de Leis e o Capital TV faz a retransmissão das proposições apresentadas e projetos votados pelo seu parlamentar.

www.capitalnews.com.br/capitaltv/transmissao/tv-alms

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS