Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 16:11 - A | A

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 16h:11 - A | A

TRÂNSITO

Acidentes reduzem, mas velocidade aumenta número de mortos na Capital

Radares de velocidade deixaram de funcionar no ano passado

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Divulgação/Assessoria

Para melhorar o trânsito, Prefeitura vai mudar o tráfego na rua Antônio Maria Coelho

Em 2018, foram registrados 8.904 acidentes de trânsito na Capital

O número de acidentes registrados em Campo Grande caiu 21,28% no ano passado com relação ao ano anterior. Segundo dados da GGIT (Gestão de Gabinete Integrada de Trânsito), em 2018 foram 8.904 acidentes de trânsito na Capital, enquanto em 2017 esse número chegou a 11.311. Apesar da queda, aumento no número de mortes ainda assusta. 

 

O levantamento revela que no ano passado, houveram 87 vítimas fatais de acidentes de trânsito. Já em 2017, foram 70 mortes. De acordo com o chefe da fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), André Canuto, o excesso de velocidade ainda é fator predominante para as mortes. 

 

“Apesar dessa queda significativa, observamos o número maior de letalidade nos acidentes, o que quer dizer que aumentamos a violência das batidas em Campo Grande. Um dado que pode ser facilmente analisado por conta da falta dos equipamentos que controlam a velocidade dos condutores, já que estivemos o ano todo com radares inoperantes na cidade”, enfatizou. 

 

A análise feita pelo comandante do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito de Mato Grosso do Sul (BPMTran), tenente-coronel Franco Alan da Silva Amorim, não é diferente. “Quando os radares deixaram de funcionar em 2017, os equipamentos ainda estavam fixados nos locais, o que deixava os motoristas receosos ao trafegar. No ano passado esses equipamentos começaram a ser retirados e na certeza da impunidade, os motoristas passaram a abusar da velocidade, o que aumentou o número de mortos”. 

 

Os equipamentos começaram a ser reinstalados pela prefeitura em dezembro do ano passado. De acordo com Amorim, os resultados já começaram a surtir efeito: se na primeira quinzena de janeiro de 2018, foram registrados 184 acidentes com vítimas e duas mortes na Capital, neste ano, o número de acidentes é 9,2% menor, com 167 vítimas e nenhuma morte. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS