Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 16:16 - A | A

Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 16h:16 - A | A

À espera do Incra, manifestantes seguem na Usina São Fernando

Ocupação aconteceu na manhã desta segunda e faz parte de ato nacional por Reforma Agrária

Liniker Ribeiro
Capital News

Dourados News

À espera do Incra, manifestantes seguem na Usina São Fernando

Manifestantes seguem no pátio da São Fernando

O grupo de cerca de duzentos manifestantes seguem no pátio central da Usina São Fernando, localizada na rodovia que liga as cidades de Dourados e Laguna Carapã, onde chegaram na manhã desta segunda-feira (6). Eles pedem agilidade na reforma agrária e a desocupação da Fazenda São Marcos, de José Carlos Bumlai, um dos controladores da usina.

A mobilização está sendo chamada pelos integrantes do grupo de “Carnaval Vermelho” e acompanhada sem interferência pela Polícia Militar. De acordo com o comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, é aguardada ordem judicial para que se necessária execute medidas de evacuar o local. "Esperamos a definição judicial quanto ao fato, para que se defina o que será feito, se for o caso a desocupação", disse.

De acordo com o oficial, a situação foi tensa apenas no início do movimento, principalmente por causa da presença de funcionários que entravam e saiam do local, além de algumas ameaças à estrutura física da empresa, o que acabou não se confirmando. “O clima é calmo agora, mas há a tensão quanto a afirmações feitas pelo grupo como colocar fogo no local e os funcionários que estão trabalhando tem medo, então é necessária atenção”, completa.

De acordo com alguns manifestantes, o ato está acontecendo em outros Estados e o grupo aguarda a presença de algum representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar do assunto. A expectativa é de que a ocupação dure apenas nesta segunda, o que não foi confirmado.

O departamento jurídico da Usina não se posicionou sobre o fato até o momento. O estabelecimento passa por grave crise financeira e é de propriedade dos filhos de José Carlos Bumlai preso por ligação a escândalos relacionados a corrupção no país.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS