Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Viagens Sexta-feira, 13 de Maio de 2016, 11:56 - A | A

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016, 11h:56 - A | A

Viagens

Vai pegar estrada no feriado de Corpus Christi? Confira dicas para viajar com segurança

Da coluna Viagens

Por Raphael Granucci
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Vai pegar estrada no feriado de Corpus Christi? Confira dicas para viajar com segurança

Preste atenção antes de pegar a estrada

Neste ano, o Corpus Christi será celebrado no dia 26 de maio, uma quinta-feira. A possibilidade de emenda e prolongamento da folga até o final de semana é uma excelente oportunidade para quem deseja viajar e aproveitar o tempo em destinos diferentes.

Como de costume, as principais rodovias do Brasil receberão um grande fluxo de automóveis de passeio e é primordial que os motoristas programem a viagem com atenção e verifiquem as condições do veículo antecipadamente. Veja como se preparar para pegar a estrada com segurança, evitar imprevistos e fazer uma boa viagem.

Pneus
Para garantir a segurança de todos os passageiros do veículo e evitar multas, verifique o estado dos pneus. Caso haja algum tipo de rachadura, deformação, bolha ou desgaste, substitua os antigos por novos modelos. Não se esqueça de verificar as condições do estepe e calibrar corretamente todos os pneus antes de pegar a estrada.

Rodas e freios
Para garantir a estabilidade em alta velocidade, é fundamental verificar o balanceamento e o alinhamento das rodas para evitar trepidações no volante e as puxadas para os lados. Aproveite a revisão das rodas para verificar o estado de conservação dos discos e das pastilhas de freio e testar sua eficiência em frenagens leves e bruscas.

Fluidos
Verifique o óleo do motor, da direção, do câmbio e dos freios, e aproveite para repor os níveis de líquido do sistema de arrefecimento e a água do reservatório do lavador dos vidros.

Faróis e luzes de sinalização
Faça um teste rápido na garagem de casa e confira a regulagem dos faróis. Também é extremamente importante verificar o funcionamento de todas as setas, lanternas, luzes de ré e de freio.

Ar-condicionado, limpadores e desembaçadores
A visibilidade não pode ser prejudicada na estrada. Para evitar esse grave problema, teste o funcionamento do ar-condicionado, dos limpadores dos vidros e dos desembaçadores. Evite situações de risco que podem ser evitadas com medidas simples.

Equipamentos de segurança
Confira o funcionamento do macaco e do triângulo. Dê atenção aos cintos de segurança, principalmente os traseiros, que não costumam ser utilizados com muita frequência, e teste todos os engates e fivelas. Uma dica é levar um pequeno kit de ferramentas e uma lanterna para emergências.

Roteiro
Caso a viagem seja rumo a um destino novo e desconhecido, pesquise as condições da estrada, como, por exemplo, se existem trechos de terra ou sem acostamento. Utilize a internet ou ferramentas de geolocalização, como aplicativos, para ter uma visão antecipada do caminho.

Preparo físico
É comum que as pessoas desejem partir de madrugada ou pela manhã para aproveitar mais o feriado. No entanto, o motorista deve estar descansado e ter uma boa noite de sono na véspera da viagem. Além disso, uma alimentação leve e roupas confortáveis ajudarão o condutor a se sentir mais disposto para a pilotagem.

Atitude responsável
Fique atento à sinalização das entradas, respeite os limites de velocidade e não se arrisque em ultrapassagens proibidas. Dirija com calma, foco, atenção e responsabilidade para ser um dos agentes de um trânsito mais seguro para todos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS