Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 06:50 - A | A

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 06h:50 - A | A

Marco Eusébio

Gravação mostra Renan orientando defesa de Delcídio para se livrar da cassação no Senado

Da coluna Entrelinhas da Notícia

Marco Eusébio
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo Globo

Coluna Marco Eusébio

Renan: 'Conselho de Ética não tem elementos para levar o processo adiante'

Ao que parece, a delação premiada na Lava Jato foi o principal motivo da cassação do mandato de Delcídio do Amaral (sem partido, MS), pelo Senado. É o que indica conversa do presidente da Casa, gravada pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no dia 24 de fevereiro. Nela, Renan Calheiros (PMDB-AL) orienta uma pessoa identificada como Vanderbergue [que seria o lobista Vanderbergue Machado], suposto representante de Delcídio, sobre como fazer a defesa do sul-mato-grossense no Conselho de Ética. Naquela época, Renan não sabia que Delcídio já era delator da Lava Jato e afirmava que era preciso que o presidente do conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), pedisse diligências para não parecer que a investigação estivesse parada. Renan ainda sugeria que Delcídio fizesse uma carta mostrando humildade, pois já havia pagou o preço pelo que fez.

Renan: "O que que ele (Delcídio) tem que fazer... Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias... Família pagou... A mulher pagou..."

Vanderbergue: "Ele (Delcídio) só vai entregar à comissão, fazer essa carta e vai embora."

Renan: "Conselho de ética. Falei agora com o João (João Alberto, presidente do Conselho de Ética). O João, ele fica lá ouvindo os caras... O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências requisição de peças e enquanto isso não chegar fica lá parado..."

Renan, por meio da assessoria, agora diz que acelerou o processo de cassação de Delcídio. Na mesma gravação, Renan que é um dos investigados na Lava Jato, chama de "mau caráter" o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

 

Veja mais aqui na Globo.Com.

 

 

Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS