Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Marco Eusébio Terça-feira, 17 de Abril de 2018, 07:21 - A | A

Terça-feira, 17 de Abril de 2018, 07h:21 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Caixa baixa juros da casa própria e volta a financiar até 70% de imóveis usados

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Deurico/CapitalNews Arquivo

ColunaMarcoEusébio

Marcos Augusto, do Secovi-MS, comemora decisão da Caixa mas defende a redução dos juros também para a produção de imóveis

O presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul (Secovi-MS), Marcos Augusto Netto (Magoo) comemorou o anúncio de redução dos juros de financiamentos da casa própria e aumento de 50% para 70% do percentual do valor do imóvel usado financiado por linhas de crédito com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, feito ontem (16) pela Caixa Econômica Federal. “A Caixa representa 70% da carteira de crédito imobiliário do Brasil. Além do efeito positivo no estímulo a aquisição de imóveis novos e usados, vai acirrar a concorrência entre os bancos, provocando uma redução maior das taxas no mercado. Os beneficiados serão o comprador e a própria economia, uma vez que o setor é grande gerador de emprego e renda", afirmou ao Blog.

Já a partir de hoje a taxa de juros cai de 10,25% para 9% ao ano para compra de imóveis pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), que inclui imóveis residenciais de até R$ 800 mil em todo o Brasil (exceto para RJ, SP, MG e DF, cujo limite é de R$ 950 mil). Para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), cujos valores são acima dos limites do SFH, a taxa mínima caiu de 11,25% para 10% ao ano. Para unidades novas, foi mantido o percentual de 80% no teto do financiamento.

Embora aprove a decisão da Caixa relacionada à compra e venda de imóveis, Marcos Augusto Netto defende outras medidas, como a redução dos juros do financiamento para produção. "Uma reinvindicação antiga do setor imobiliário é de que sejam reduzidos também os juros para a produção, dos créditos que construtoras e incorporadoras pagam ao banco para produzir imóveis, o que reduziria o custo da produção e refletiria no preço final ao consumidor", acrescentou o presidente do Secovi-MS.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS