Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 12 de Março de 2017, 07:29 - A | A

Domingo, 12 de Março de 2017, 07h:29 - A | A

Casa e Decoração

Saiba como incluir a bomba submersa em seus projetos

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Esclareça dúvidas de como utilizar corretamente esse equipamento

A bomba submersa é um equipamento fundamental para diversos projetos. Sem ela, não seria possível bombear água em um poço artesiano, por exemplo. O sistema — que tem como função extrair e bombear o líquido em ambientes variados — pode agregar muito mais facilidade a uma instalação.

O equipamento é capaz de levar a água de um ponto a outro, partindo das áreas mais baixas até as mais altas. Caixas d'água, poços artesianos e afins têm muito a ganhar com o uso da bomba submersa, que transforma energia elétrica em energia mecânica. A qualidade de um projeto pode ser afetada diretamente pela escolha adequada desse item. Por isso, a atenção aos detalhes se mostra essencial.

Há diversas áreas que integram o uso a bomba submersa. A residencial, certamente por conta da caixa d'água. Na agricultura, os poços artesianos e a irrigação tornam o equipamento imprescindível aos negócios. Na área de construção civil, também é muito utilizada, e atividades como exploração mineral incluem a bomba para um trabalho eficiente e sem danos.

Quais aspectos considerar antes de obter uma bomba submersa?
Antes de alugar ou comprar uma bomba submersa, é preciso ter clareza em relação ao uso. A questão principal é saber do que seu projeto precisa. Especificamente, as bombas submersas diferem em dois quesitos essenciais: tamanho do equipamento e potência.

A variação também se dá entre a extração de água limpa ou suja. Para extrair água e lama de um espaço, por exemplo, a bomba submersa escolhida precisará ter mais potência. De outro modo, o trabalho não será realizado de maneira eficaz e pode haver comprometimento das etapas posteriores.

No caso de um poço artesiano, por exemplo, características como profundidade do nível da água e diâmetro precisam ser levadas em conta para a escolha do equipamento ideal.

A tecnologia da bomba submersa é relacionada a um sistema denominado "booster", palavra da língua inglesa que significa "impulsionador". Captação de água e bombeamento são suas principais atividades. Em termos de materiais, podem ser confeccionadas em inox, bronze, ferro, entre outras possibilidades.

Benefícios com o uso da bomba submersa
Confira alguns dos principais benefícios ao optar pela bomba submersa em seu projeto:

1) Barulho reduzido
Ao contrário de bombas externas, que costumam causar incômodo para quem passa perto, a bomba submersa é muito mais discreta, e seu ruído é praticamente imperceptível. Ou seja, o equipamento não causará transtorno após ser implantado no local.
2) Menos problemas
Na comparação com outros modelos, as bombas submersas costumam ter durabilidade significativa e não apresentam problemas comuns aos demais tipos. Ainda bem, pois a manutenção desse equipamento também pode ser mais complexa.
3) Sem interferência estética
Em alguns locais, como residências e chácaras, manter uma bomba externa pode incomodar em termos de estética. Afinal, há todo um planejamento desfeito pelo equipamento no ambiente. Com a discrição da bomba submersa, o estilo do seu espaço continuará o mesmo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS