Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 21 de Maio de 2017, 12:23 - A | A

Domingo, 21 de Maio de 2017, 12h:23 - A | A

Casa e Decoração

4 dicas para ter uma cozinha bem planejada e funcional

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

Deixar a sua cozinha com mais estilo e praticidade é simples seguindo algumas dicas. Do projeto a escolha dos eletrodomésticos, veja o que você pode fazer!

Ter uma cozinha planejada, moderna e bem organizada é o desejo de muitas pessoas, até mesmo daquelas que não são nem um pouco fãs de cozinhar. Afinal, um ambiente planejado consegue explorar muito bem a funcionalidade e o aproveitamento do espaço sem deixar de lado os requintes de elegância e modernidade. Seja a sua cozinha do tipo americana ou fechada, existem algumas dicas importantes para deixá-la ainda mais funcional e maravilhosa.

A primeira dica importantíssima de decoração é o clássico “menos é mais”. E isso vale não somente para o projeto da cozinha, mas também (e principalmente) para os utensílios que vão ser armazenados no ambiente. Ou seja, tenha apenas a quantidade necessária de louça, eletrodomésticos e ferramentas para evitar ter uma cozinha entulhada e desorganizada.

Projetando a cozinha
O planejamento de uma cozinha, principalmente as pequenas, tem que aproveitar cada cantinho possível, mas sem esquecer que precisa ser prática e funcional.

 

1.    “Triângulo de trabalho”

O projeto também precisa considerar a movimentação dentro da cozinha. Pia e bancada, fogão e geladeira devem, preferencialmente, estar dispostos formando um triângulo para facilitar o trabalho de quem vai cozinhar. Se o ambiente for muito pequeno e estreito, a solução é ter uma cozinha linear, com a pia e a bancada de apoio entre a geladeira e o fogão.

 

2.    Áreas de armazenamento

Não podem ser esquecidos os armários, as prateleiras ou os nichos para guardar a louça, os utensílios de cocção e os alimentos. A escolha depende do gosto de cada um, mas é mais vantajoso usar os armários para guardar esses itens e deixar a cozinha sempre bem organizada. Deixe os nichos e as prateleiras para colocar elementos decorativos, como temperos, vasos com ervas e livros.

 

3.    Móveis com porta

Armários fechados evitam o acúmulo de poeira e o excesso de informação visual. É muito mais fácil ver a falta de organização de uma cozinha quando ela tem muitos móveis sem porta.

 

4.    Escolhendo os eletrodomésticos

O forno de embutir é uma ótima opção para pequenas cozinhas, pois economiza espaço e deixa o ambiente bem moderno. Aliás, se há uma combinação que casa perfeitamente é usar móveis planejados em conjunto com eletrodomésticos embutidos. Como a cozinha foi toda planejada, cada cantinho tem a medida certa para armazenar tais aparelhos.

 

Por que usar móveis planejados?
Os móveis planejados são estruturados sob medida e, por isso, conseguem aproveitar melhor cada espaço disponível na cozinha. Eles são mais compactos, com tamanho e design estratégicos para harmonizarem com o ambiente – sempre pensando no lado prático e funcional que uma cozinha deve ter.

Com um bom projeto, mesmo os cômodos mais estreitos têm potencial para virarem ótimos ambientes, com a sensação de serem maiores e mais aconchegantes e com espaço para armazenar todos os itens necessários dentro de uma cozinha.

Um cômodo planejado pode ser feito por marcenarias ou lojas especializadas em móveis modulados. A escolha vai ser uma questão pessoal de gosto e de orçamento.

Mas o mais importante é vigiar o planejamento e tomar cuidado para que não ocorram pequenos descuidos, que podem causar grandes problemas ou, até mesmo, a necessidade de recomeçar do zero. Não deixe de observar detalhes, como tomadas, ligação de gás, espaço de circulação, dimensões dos móveis e tamanho dos eletrodomésticos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS