Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 25 de Fevereiro de 2018, 10:16 - A | A

Domingo, 25 de Fevereiro de 2018, 10h:16 - A | A

Coluna Bem-Estar

Tecnologia para os pés: confira as principais para escolher o tênis adequado para a prática esportiva

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Calçados adequados garantem mais performance e segurança na prática de exercícios

Nosso corpo já possui um sistema de amortecimento de impacto, que começa no pé, segue para o tornozelo, perna e em seguida para o resto do corpo. O problema são os exercícios repetitivos, que exigem um sistema mais eficiente para reduzir os danos provocados pelo impacto dos pés com o chão. Para oferecer maior conforto, alta performance e segurança para os atletas, as marcas passaram a desenvolver tênis com diferentes tecnologias. Para escolher o melhor calçado para você, é importante conhecer algumas delas.

Nike React
A Nike é conhecida pelo alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, que culmina no lançamento de produtos com diversas soluções tecnológicas. Em 2018, a marca anunciou um novo tênis de corrida com a tecnologia Nike React, uma espuma para fornecer o menor impacto possível e devolver a energia. Pelo fato de não ter sido feita com EVA, a marca promete que a espuma é mais macia do que as anteriores e suaviza os choques do impacto no asfalto.

Formotion
Essa tecnologia se concentra na região dos calcanhares. Ela permite a livre movimentação dessa parte do corpo, minimizando os impactos na região e se adaptando a diferentes terrenos.

X Wave
A ortopedia classifica três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Saber qual é a sua facilita na escolha de um tênis ideal para suas necessidades. A pisada neutra é aquela na qual o indivíduo utiliza toda a parte frontal do pé para realizar uma passada. A tecnologia X Wave foi desenvolvida para maratonistas com esse tipo de pisada, fornecendo flexibilidade e amortecimento para provas longas.

adiPrene
Segurança durante a pisada em corridas é a principal característica dessa tecnologia. Trata-se de um material viscoso localizado na região do calcanhar dos tênis para proporcionar maior conforto. O adiPrene, como pode se imaginar, é uma variação do neoprene. O adiPrene + é uma tecnologia com a mesma premissa, mas localizada na parte da frente do tênis, para melhorar o fim da pisada e proporcionar mais impulsão.

3D Ultralite
Essa tecnologia substitui a sola e a entressola, e é feita com diversos materiais, como EVA e borracha. O resultado dessa combinação é uma espuma de alta resistência, chamada de 3D Ultralite. Ela pode diminuir o peso do tênis em até 20%.

Biomorphic Fit
Essa tecnologia está presente na parte de cima do tênis, chamada de cabedal. Ela diminui a tensão e a irritação causada por essa área do calçado. Também se adequa ao perfil anatômico do pé, proporcionando um ajuste perfeito para cada pessoa.

Traxion
A Traxion é uma tecnologia que fornece segurança e velocidade para os atletas. Ela se adapta a qualquer tipo de terreno e possui travas na sola do calçado, proporcionando uma boa aderência, como em quadras de gramado sintético. A pressão é distribuída por toda a estrutura do tênis, e o conforto, por conseguinte, também aumenta.

SpEVA
Essa é uma entressola construída a partir do material EVA, como o nome já diz. A fórmula desenvolvida permite mais conforto e liberdade de movimento aos pés durante a prática de esportes ou atividades físicas. Ela potencializa o efeito “bounce back”, quando a entressola volta ao estado original após o impacto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS