Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 12:43 - A | A

Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 12h:43 - A | A

Coluna Bem-Estar

Para fugir do cansaço: confira 5 alimentos que fornecem energia para o seu dia

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Alimentação tem papel fundamental na disposição de um indivíduo para realizar atividades

Istock Photos

ColunaMarcoEusébio

Alimentação tem papel fundamental na disposição de um indivíduo para realizar atividades

A falta de energia e de ânimo para realizar algumas tarefas, seja um treino de academia, trabalho ou até mesmo um passeio, pode estar ligada diretamente à sua alimentação. Se você quiser ter mais produtividade e disposição durante o dia, o ideal é evitar alimentos de difícil digestão, como frituras, carnes vermelhas gordas e doces. Por ouro lado, existem alguns alimentos - estimulantes ou não - que colaboram para um aumento de energia no organismo e para o treino, se esse for o caso.
 
Cafeína
Se o seu objetivo é ganhar energia durante os exercícios, a cafeína é um bom alimento para esse fim. Ela funciona como um estimulante para o organismo, fornece energia e atua como termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corpórea e ajuda na perda de peso, caso esse seja seu objetivo. Você pode consumi-la por meio do líquido ou também com suplementação, já que a cafeína também é vendida de forma concentrada.
 
Frutas
As frutas possuem açúcar natural e são classificadas como alimentos de fácil digestão para o organismo. Por causa da presença de carboidrato, são ótimas opções para quem deseja ter energia e disposição durante o dia, além de serem repletas de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Bons exemplos são o mamão e a banana, que é rica em carboidrato - e, consequentemente, em energia.
 
Amêndoas
As oleaginosas, que incluem as amêndoas, castanhas e nozes, são importantes fontes de proteína vegetal e de gordura insaturada. Esses nutrientes são grandes aliados para o combate ao colesterol, por exemplo, além de possuírem magnésio, que aumenta a produção de energia, reduz o estresse, entre outros benefícios. Estudos também afirmam que o consumo regular de amêndoas está ligado a um risco menor de doenças cardíacas.
 
Água
Sim, você não leu errado. Um dos principais motivos da sua falta de energia e cansaço pode ser a falta de hidratação. A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e pode ser consumida de forma natural ou por meio de alimentos. Portanto, certifique-se de que você está devidamente hidratado. De acordo com o médico brasileiro Drauzio Varella, a quantidade diária de água a ser consumida varia de indivíduo para indivíduo.
 
Açaí
Esse alimento tem uma alta capacidade no fornecimento de energia. Possui gorduras boas e um baixo índice glicêmico, o que significa que a energia estocada demora mais para se transformar em gordura. Os minerais e as vitaminas presentes no açaí também estimulam o metabolismo energético. Como é um alimento muito calórico, é necessário consumir com moderação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS