Sábado, 20 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 13 de Novembro de 2016, 12:59 - A | A

Domingo, 13 de Novembro de 2016, 12h:59 - A | A

Bem-Estar

Manutenção da rede elétrica é fundamental em mais uma temporada de chuvas

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Bem-Estar

Cidadão deve ficar atento às árvores com perigos de queda, enquanto trabalhadores precisam estar devidamente protegidos

A chegada de mais uma primavera e a proximidade com o verão já iniciou mais uma temporada de chuvas pelo país. E, assim como em anos anteriores, já podem ser vistos problemas refletidos na rede elétrica, no trânsito e outros serviços. Então, como o cidadão pode contribuir para amenizar essa situação?

Para colaborar com a cidade, é fundamental que os cidadãos estejam atentos a alguns sinais. Um dos mais conhecidos é a queda de árvores em grandes centros urbanos. Quando elas são partidas e caem, acabam também levando para baixo a fiação da rede elétrica e até mesmo danificam muros de imóveis. Portanto, ao notar que a madeira já está deteriorada ou que os galhos estão próximos ao fio, é um dever acionar a prefeitura municipal para solicitar a poda da árvore.

Outro cuidado que se deve ter é a proximidade com a rede elétrica durante a chuva. Dependendo da intensidade do temporal, deve-se evitar ficar na rua. O vento e os raios podem partir fios suspensos, que irão tocar o solo e descarregar a energia. O contato com essa descarga elétrica pode ser fatal e é facilmente evitado buscando refúgio em algum estabelecimento durante o tempo da chuva.

Já os profissionais que cuidam da manutenção da rede elétrica devem redobrar a atenção com os serviços de reparo. É necessário sempre usar os devidos equipamentos de proteção individual e se manter sempre seguro. Acessórios como capacetes, luvas isoladoras de eletricidade e mantas isolantes são obrigatórias.

“A chegada dessa época já aumenta a procura pelos equipamentos de proteção. As empresas sabem que é fundamental manter o trabalhador protegido dos perigos da rede elétrica. Além de ser o procedimento mais lógico, também é obrigatório por lei”, explica Renato Figueiredo, sócio-diretor da 3R Plásticos.

Para saber como solicitar podas de árvores e manutenção da rede elétrica, procure as informações de atendimento ao cidadão de sua prefeitura.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS