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Abacate: 5 propriedades desse poderoso alimento

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Rico em nutrientes, ele pode ser muito útil como anti-inflamatório e para fornecer energia durante os treinos na academia

Divulgação

ColunaCultura

Quantas vezes você come abacate durante a semana? Esse poderoso alimento é negligenciado por muita gente, mas nesse texto vamos esmiuçar diversos benefícios e propriedades para você aproveitar ainda mais o que ele tem a oferecer, seja em uma vitamina ou até mesmo na salada. O abacate também pode ser uma ótima fruta para aqueles que fazem treinos na academia. Abaixo, confira 5 propriedades que fazem dele um superalimento:

1. Pode ajudar a prevenir o câncer de próstata
Diversos alimentos podem ajudar na prevenção do câncer. Um dos exemplos são os peixes de água fria, que possuem o ômega-3, capaz de prevenir inflamações e de reduzir o risco de câncer. Um estudo também já demonstrou que o abacate pode inibir o crescimento de células cancerosas da próstata, mas não foram encontradas mais evidências sobre outros tipos de câncer e também sobre como ele pode ajudar a prevenir esse tipo de doença.

2. É bom para a saúde do coração
O abacate possui é rico em gordura monoinsaturada, considerada benéfica à saúde dos vasos sanguíneos. Um estudo feito pela Universidade de Toronto descobriu que essa gordura fez a diferença para aqueles que enfrentavam problemas de colesterol alto, um dos principais fatores de risco para problemas cardíacos. Ele também tem uma grande quantidade de ácido oleico, uma substância encontrada também  no azeite de oliva e que pode ajudar a manter a saúde do coração em dia.

3. Ajuda a emagrecer
Calma, o abacate não é um alimento milagroso para a perda de peso. Portanto, não se iluda. O que acontece é que ele tem uma grande quantidade de fibras - cerca de 7% do peso do alimento  -,  substâncias capazes de aumentar a saciedade dos indivíduos. Dessa forma, quando você o ingere, fica mais satisfeito e com menos vontade de comer outras coisas. As fibras também são importantes para o sistema digestivo como um todo.

4. Possuem atividade antioxidante
Uma pesquisa feita pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba, identificou que a casca e a semente do abacate das variedades Hass e Furte possuem compostos com atividade antioxidante. O estudo foi feito pela agrônoma Maria Augusta Tremocoldi e abre um mundo de novas possibilidades para o setor farmacêutico e na indústria de alimentos. Segundo a pesquisa, os compostos bioativos poderão ser utilizados em substituição aos antioxidantes sintéticos. Infelizmente, as variedades testadas na pesquisa não são comuns no Brasil. Outros estudos realizados no Japão demonstraram que o abacate é rico em glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano.

5. Rico em vitaminas e outros nutrientes
Além de ter gordura boa e muitas fibras, o abacate também possui vários outros nutrientes que o tornam um poderoso alimento. Ele tem mais potássio do que a banana (351 mg a cada 100 gramas), além possuir 25% do requerimento diário de vitamina K, 20 % de RDA de Ácido fólico, 17 % RDA de Vitamina C, 14 % RDA de Potássio e vitamina B5, 13 % RDA de vitamina B6 e 10 % RDA de vitamina E.

Como consumir o abacate

Por causa dos benefícios demonstrados, o abacate é muito utilizado como complemento para os treinos em academia, seja para ganhar massa ou perder peso. Para o pré-treino, ele é importante para o fornecimento de energia, já que possui proteínas, gorduras boas e carboidratos. O efeito anti-inflamatório também potencializa o crescimento dos músculos e minimiza as dores causadas pelos exercícios no pós-treino.

Quando consumido antes de dormir, o abacate também pode potencializar o hormônio do crescimento (GH), colaborando para a construção e reparação dos músculos. Para consumir esse poderoso alimento, você pode uni-lo a um dos queridinhos da academia, o Whey Protein, e fazer uma vitamina de abacate com o suplemento alimentar. Ousando um pouco mais, também é possível preparar uma salada de abacate e um mousse com o alimento. Com criatividade, é possível utilizar esse alimento em várias receitas. Assim, você garante uma boa fonte de energia e de nutrientes para o corpo e potencializa seus treinos.

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