Sábado, 20 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 20 de Abril de 2019, 12:57 - A | A

Sábado, 20 de Abril de 2019, 12h:57 - A | A

Coluna Bem-Estar

5 formas de melhorar o ar da sua casa

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Melhorar a ventilação, usar exaustores e produtos ecológicos, não fumar dentro de casa e remover alérgenos são as principais sugestões

Divulgação

ColunaBem-Estar

A poluição urbana é um problema grave e que move diversas entidades governamentais e organizações mundiais a reivindicarem maiores cuidados com a emissão de gases tóxicos na natureza. Mas você também sabia que a poluição em ambientes internos também pode ser igual ou até maior do que o exterior? A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estima que dentro de lugares fechados a poluição pode ser de dois a cinco vezes maior do que o ambiente externo. Isso tem um motivo: além de acumular impurezas de fora da casa ou edifício, o ambiente interno também acumula gases dos produtos de limpeza e poluentes gerados ao se cozinhar. Abaixo, confira cinco formas de melhorar o ar dentro de casa:

1. Melhore a ventilação
É essencial arejar o ambiente interno ao longo do dia para evitar acúmulo de contaminantes no ar. Portanto, abra as janelas pelo menos três vezes por dia para promover a circulação e a troca de ar nos cômodos. Outra dica é usar aparelhos como o purificador de ar, para remover partículas em suspensão e microorganismos responsáveis pela proliferação de fungos e bactérias.

2. Use exaustores na hora de cozinhar
A função dos exaustores é promover a renovação do ar em ambientes com pouca ventilação. Ele também elimina impurezas, gases tóxicos e diminui o calor. É indicado ainda para diminuir o mau odor provocado por ambientes fechados, fato este que faz com que o aparelho seja amplamente utilizado para cozinhar, e, assim, diminuir o calor e o cheiro de gordura no ambiente.

3. Use produtos de limpeza ecológicos
As fragrâncias artificiais presentes nos produtos de limpeza comuns liberam um tipo de composto chamado de COVs (compostos orgânicos voláteis). Eles se espalham pelo ambiente e reagem com o ar, o que pode provocar uma mistura perigosa para o organismo, como substâncias cancerígenas. A dica aqui é utilizar produtos de limpeza sem fragrâncias e evitar aerossóis, partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar, como os desodorantes, por exemplo.

4. Não fume dentro de casa
Se você é fumante ou tem alguém que mora com você nessa condição, o recomendado é evitar o consumo de cigarro dentro de casa. O acúmulo de fumaça em ambientes fechados podem provocar sérios danos à saúde. Além disso, quem fuma passivamente também está sujeito a substâncias tóxicas e cancerígenas. Segundo a A American Lung Association, o fumo passivo é responsável por mais de 40.000 mortes por ano.

5. Remova os alérgenos
Se você sofre de alergias como rinite ou problemas respiratórios como asma, o ideal é ficar longe de partículas alérgenas. Pólen e ácaros podem se dispersar facilmente em roupas de cama, carpetes e até mesmo no ar. Portanto, fazer uma limpeza cuidadosa desses itens também é  importante para manter a boa qualidade do ar dentro de casa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS