Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


CapitalTV Domingo, 07 de Abril de 2019, 11:36 - A | A

Domingo, 07 de Abril de 2019, 11h:36 - A | A

CapitalTV

Literatura e identidade no Brasil, com Fred Coelho

Uma imersão no passado e uma reflexão sobre o futuro de nossos filhos

Instituto CPFL

 29/03 | sex | 19h
Literatura e identidade no Brasil com fred coelho, historiador

Forjamos discursos coletivos de pertencimento e de exclusão, a partir das histórias e mitos de nossa formação enquanto uma comunidade imaginada, isto é, uma nação. a literatura brasileira e sua crítica buscam hipóteses variadas para essa formação e singular do brasileiro e de sua identidade.

Um dos pilares do debate contemporâneo sobre identidades no brasil e no mundo tem como base o tema da nacionalidade e suas representações. forjamos discursos coletivos de pertencimento e exclusão a partir das histórias e mitos de nossa formação enquanto uma “comunidade imaginada”, isto é, uma nação.

Tais narrativas, cujos lastros se encontram tanto no campo da oralidade popular, quanto no campo letrado, tiveram no brasil um peso decisivo para compreendermos nosso impasse histórico: sermos uma população de língua portuguesa nas américas, vivendo nos trópicos sem a possibilidade de purezas, fruto de povos conquistadores, de povos conquistados e de povos escravizados.

A literatura brasileira e sua crítica buscaram, desde meados do século xix, hipóteses variadas para essa formação cindida e singular do brasileiro e de sua identidade cultural.

Curadoria de benilton bezerra jr. e jurandir f. costa

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS